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Psicoterapia baseada na mentalização de crianças abrigadas com indicadores de depressão

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Autor Schwan, Soraia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6131377081233674;
Orientador Ramires, Vera Regina Röhnelt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2892124032875911;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Psicoterapia baseada na mentalização de crianças abrigadas com indicadores de depressão;
Resumo Essa Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica focalizou a possibilidade de desenvolvimento da função reflexiva e da capacidade de mentalização na psicoterapia de crianças que residiam em instituição de abrigo e que apresentavam sintomas ou indicadores de depressão. Com base nas contribuições da vertente psicanalítica da teoria do apego, mais especificamente nos conceitos de função reflexiva e capacidade de mentalização, foi realizado um estudo pautado pela abordagem qualitativo-exploratória, adotando-se o procedimento de Estudos de Casos Múltiplos. Duas crianças com idades de 7 e 9 anos foram acompanhadas em psicoterapia durante o período de 6 meses. Antes e depois do processo psicoterapêutico as crianças foram avaliadas com os instrumentos Children‟s Depression Inventory (CDI) para o levantamento dos indicadores de depressão e o Manchester Child Attachment Story Task – MCAST para a identificação das representações internas dos relacionamentos de apego das crianças e da capacidade de mentalização d;
Abstract This study on Clinic Psychology focused the possibility of development of the reflective function and the mentalization capacity in the psychotherapy of children living in sheltering institutions and that presented depression symptoms or indicators. Based on the contributions of the attachment theory, specifically the concepts of the reflective function and capacity of mentalization, a study guided by the qualitative-exploratory approach was made adopting the procedure of Multiple Case Studies. Two children aged 7 and 9 years were followed in psychotherapy for 6 months. The children were evaluated before and after the psychotherapeutic process with Children’s Depression Inventory (CDI) for the analysis of depression indicators and the Manchester Child Attachment Story Task – MCAST for the identification of the children’s internal representations of attachment and their mentalization capacity. In accordance with the qualitative analysis and with the aid of the instruments, it was possible to establish that psy;
Palavras-chave abrigamento; crianças; depressão; mentalização; psicoterapia; children; depression; mentalization; sheltering; psychotherapy;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-05-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2910;
Programa Programa de Pós Graduação em Psicologia;


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