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Design-driven innovation no processo de desenvolvimento de novos produtos: o design como agente de inovação de significados

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Autor Casenote, Igor Escalante;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5363367231885419;
Orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design-driven innovation no processo de desenvolvimento de novos produtos: o design como agente de inovação de significados;
Resumo Existem dois fatores fundamentais para a definição da sociedade ocidental contemporânea: o primeiro é sua busca pela construção de identidade própria perante a massa e a complementação emocional através da aquisição de produtos imbuídos de significados, muito evidenciados nos produtos de design; o outro diz respeito à crescente demanda consumista por novidades e a velocidade crescente de defasagem em função da escalada tecnológica, colocando os produtores em permanente estado de vigília, pois a necessidade de desenvolvimento contínuo de inovações pauta rotina das empresas. Em resposta a esse cenário, surge o design-driven innovation, com a premissa de que monitorar, identificar e captar os mínimos sinais de transformações sociais permite a antecipação às demandas por produtos, possibilitando entregas ainda nem pensadas pelos consumidores. A fim de estudar a aplicabilidade dessa visão originalmente européia ao contexto regional, foi desenvolvido um estudo de caso único com uma empresa fabricante de utilidades domésticas de expressividade nacional, cujos dados foram obtidos através de entrevistas e documentos secundários, posteriormente analisados via análise de conteúdo. Os resultados extraídos apontam pouca proximidade à proposta do design-driven innovation, demonstrando a necessidade de um esforço entre as diversas camadas funcionais da organização na tarefa de disseminar a cultura de inovação.;
Abstract There are two key factors that defines the contemporary Western society: the first one is the search for unique identity construction before the mass and the emotional completion through the acquiring of meaning imbued goods, a very evident feature of the product design; the other one relates to the growing consumer demand for novelty and its increasing speed of aging given the technology escalation, putting producers into a permanent condition of alertness, as the need of continuous development of new products rules the companies agenda. Replying to this scenario, emerges the design-driven innovation approach, with the assumption that the watching, identifying and captu ring of even the smallest signs of social transformation enables the company to anticipate the demand for products, enabling the delivery of formerly unthinkable solutions to consu mers. In order to study the regional context applicability of this originally European a pproach, it was developed a single case study inside a house wares manufacturer, whose data were obtained through interviews and secondary documents, later analyzed via content analysis. The extracted results indicate lack of proximity to the design-driven innovation proposal, demonstrating the need of a joint effort between the several functional layers of the company in the task of spreading the innovation culture.;
Palavras-chave Design; Inovação; Tendências; Novos produtos; Innovation; Trends; New products;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-04-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2998;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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