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Longevidade em organizações empresariais brasileiras : o caso da Lojas Renner S.A.

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Autor Garcia, Adalberto Escalona Gonçalves;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3077063113047709;
Orientador Hexsel, Astor Eugênio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3284624757249898;
Co-orientador Bignetti, Luiz Paulo;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8828020239797391;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Longevidade em organizações empresariais brasileiras : o caso da Lojas Renner S.A.;
Resumo O tema principal da presente tese é a longevidade organizacional. Pesquisas realizadas com empresas dos Estados Unidos e da Europa indicam que o tempo médio de vida das organizações está diminuindo, a tal ponto de as empresas apresentarem um ciclo de duração menor do que a vida média das pessoas. Especificamente no âmbito brasileiro, as turbulências econômicas, vividas nas décadas de 1980 e 1990, contribuíram para o encerramento de atividades de muitas empresas. Estudos realizados no Brasil indicam que, em determinados setores, mais de 80% das empresas listadas dentre as 500 maiores do país, em 1973, deixaram de sê-lo ao final de 2005. Dentre os setores mais afetados pela mortalidade empresarial está o varejo brasileiro. Tradicionais empresas deste segmento não enfrentaram adequadamente as mudanças macroambientais e setoriais e acabaram encerrando as atividades. A tese se constitui num estudo de caso, de natureza longitudinal, tendo como objetivo geral identificar como a Lojas Renner, empresa que completará 90 anos em 2012, enfrentou dificuldades e prosperou num setor onde outras grandes varejistas desapareceram nos últimos 30 anos. Para a sua realização foram entrevistados, dentre outras pessoas, seis altos executivos responsáveis pelas decisões da Empresa nos últimos 45 anos. Adicionalmente, houve o exame dos seus relatórios anuais dos exercícios de 1979 a 2009 e, para a melhor compreensão dos movimentos competitivos do setor, foi realizada pesquisa em revistas especializadas em negócios em idêntico período. Os resultados indicaram que a Empresa superou adversidades e prosperou em função de um conjunto de ações que se mostraram eficazes. A Lojas Renner ajustou seu posicionamento diante das forças setoriais, reconfigurou suas atividades de maneira coerente, recompôs sua base de recursos, capacidades e competências e desenvolveu rotinas que lhe permitiram acompanhar as mudanças do ambiente de negócios e, em determinados momentos, liderar esse processo. As análises realizadas indicaram que as lentes teóricas empregadas, apoiadas no posicionamento e na visão baseada em recursos, tidas como alternativas, quando adotadas em conjunto, são capazes de explicar, de forma mais ampla, a trajetória e a persistência de uma empresa ao longo do tempo.;
Abstract The main theme of this thesis is organizational longevity. Studies about companies located in the united states and in europe indicate that the average organizational life span is decreasing and that the life cycle of organizations is becoming smaller that the average for human beings. Within the brazilian context, specifically, economical turbulences occurred during the 1980s and the 1990s contributed to the closure of many firms. Researches about the brazilian business atmosphere indicate that, in certain sectors, more than 80% of the firms that existed in 1973 and that were in the list of the biggest 500 were no longer present in the 2005 list . One of the most affected sectors was retail. Traditional companies of this segment were not able to face environmental and sectorial changes, and discontinued their activities. Others, however, overcame difficulties and thrive. In order to identify how a firm prospered in an environment in which others failed, the present thesis was designed to perform a longitudinal case study. The main objective was to identify how lojas renner a retail firm that completes 90 years in 2012 faced difficulties and prospered in a sector in which other companies disappeared during the last 30 years. Data collection came mainly from interviews with six top executives that were responsible for the strategic decisions taken during the last 45 years of the history of the firm. Additionally, all annual reports in the period of 1979-2009 were analyzed and a search in newspapers and magazines was performed. The results indicate that the company overcame adversities and prospered not just because it identified a favorable position with respect to competitive forces of the sector, but, also, because it made coherent strategic choices. The firm reorganize activities, developed new capacities and competences and innovated in its base of resources. Furthermore, the firm was able to develop analytic, detailed and properly organized processes based not only in its own knowledge, but, also, in the attraction and acquisition of. The results also showed that the theoretical guideposts, initially considered as alternatives, when adopted together could explain in a more appropriate manner how the firm was able to recover and prosper in a turbulent environment.;
Palavras-chave Longevidade; Posicionamento; Recursos; Capacidades dinâmicas; Longevity; Positioning; Resources; Dynamic capabilities;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2011-08-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3240;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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