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Capacidades organizacionais e operacionais na coprodução de serviços: dimensões antecedentes e efeitos no desempenho de serviços

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Autor Przyczynski, Renato;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5927834077609834;
Orientador Teixeira, Rafael;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5768027040780831;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Capacidades organizacionais e operacionais na coprodução de serviços: dimensões antecedentes e efeitos no desempenho de serviços;
Resumo A produção de serviços depende de uma capacidade coprodutiva que considera a interferência dos clientes usuários na prestação, no consumo e no desempenho dos serviços. Investigações empíricas com o objetivo de mensurar as capacidades de coprodução não encontram-se bem desenvolvidos na literatura de gestão de operações de serviços. O objetivo principal desta tese é investigar empiricamente as Capacidades Organizacionais (CORS) e as Capacidades Operacionais (COPS) para a coprodução de serviços de telecomunicações em um contexto B2B, considerando as dimensões antecedentes e os efeitos no desempenho dos serviços. O instrumento inicial com 77 indicadores foi submetido aos procedimentos de item-sorting, validade de conteúdo e validade de construto. Análises adicionais foram realizadas por especialistas em TI e o instrumento foi submetido a teste piloto com gerentes de TI de 37 agências do Banco do Brasil S.A. O coeficiente alpha de Cronbach foi adotado como medida de confiabilidade. Os procedimentos de pré-teste excluíram 33 questões do instrumento e reduziram para 39 o número de indicadores. O modelo de mensuração ficou estruturado através de quatro construtos operacionalizados como CORS: normas e procedimentos, qualidade da integração com fornecedores, planejamento estratégico de serviços e habilidade em serviços; e quatro construtos operacionalizados como COPS: gerenciamento dos equipamentos, gerenciamento das instalações, segurança dos equipamentos e capacitação dos funcionários. O modelo foi testado em uma amostra de 300 empresas usuárias de serviços de telecomunicações (100 matrizes e 200 filiais). Após a etapa de teste, o modelo foi ajustado durante a técnica de modelagem de equações estruturais e análise fatorial confirmatória. Os índices de ajuste, de confiabilidade composta e de média de variância extraída atingiram os valores recomendados. A validade discriminante foi verificada pelos métodos de Fornell e Larcker (1981) e de Bagozzi e Phillips (1982). Os construtos obtiveram valores significativos (P<0,001) de Critical Ratio (CR) o que sugere validade convergente dos indicadores. Após a verificação de validade e confiabilidade o modelo de mensuração ficou estruturado com 20 indicadores válidos e confiáveis distribuídos em sete variáveis independentes e uma variável dependente. O teste t para amostras independentes revelou diferenças significativas em dois construtos (planejamento estratégico de serviços e segurança dos equipamentos) entre as matrizes e filiais. A análise de regressão linear hierárquica com quatro blocos de variáveis revelou que o modelo proposto é capaz de explicar 23,9% do desempenho dos serviços. Dois construtos formadores das CORS (normas e procedimentos e qualidade da integração com fornecedores) obtiveram valores estatisticamente significativos (P<0,05) o que sugere influência dessas duas CORS no desempenho dos serviços de telecomunicações. Procedimentos estatísticos adicionais de multicolinearidade e de homoscedasticidade mostram evidência de normalidade e consistência na distribuição dos dados.;
Abstract Service coproduction depends on capabilities that focus on the users interference in the provision, consumption and service performance. Empirical investigations in the production and operations management area aimed at measuring coproduction organizational and operational capabilities are not well developed in the literature. The aim of this paper is to empirically test and investigate the Organizational Capabilities (ORCAPS) and the Operational Capabilities (OPCAPS) for the coproduction of telecommunication services in B2B environments considering their antecedent dimensions and the effects on service performance. The initial instrument consisting of 77 items was submitted to procedures such as item-sorting, content validity and construct validity. Further analysis by IT experts were conducted before the pilot experiment with IT managers from 37 branches of Banco do Brasil S.A. Cronbach’s alpha was adopted as a reliability measure. The pretesting procedures excluded 33 questions from the instrument. For the structuring of the measurement model four constructs were operationalized as ORCAPS (rules and procedures, quality of interaction with suppliers, service strategic planning, and service ability); and four constructs were operationalized as OPCAPS (equipment management, installations management, information security, and staff capacity). The model was tested in a sample of 300 companies, users of telecommunication services (100 headquarters and 200 business units). After testing, the model fit was verified through the structural equations modeling technique and confirmatory factor analysis. The model fit, composite reliability and average variance extracted scores achieved all the recommended cutoff values. Discriminant validity was assessed following the methodology by Fornell and Larcker (1981) and Bagozzi and Phillips (1982). All the constructs were significant (p<0,001) in the assessment of critical ratio suggesting convergent validity of the items. After the validity and reliability tests, the measurement model consisted of 20 valid and reliable items distributed in seven independent variables and one dependent variable. The t test for independent samples revealed significant differences among IT managers from headquarters and business units in two constructs (service strategic planning and equipment safety). The hierarchical linear regression analysis organized in four groups of variables revealed that the proposed model is capable of explaining 23.9% of service performance. Two of the four ORCAP constructs (rules and procedures and quality of interaction with suppliers) were significant (p<0,05) suggesting influence on telecommunication service performance. Additional statistical procedures of multicollinearity and homoscedasticity provided evidence of consistency and normality in the distribution of data.;
Palavras-chave Coprodução de serviços; Capacidades organizacionais; Capacidades operacionais; Modelagem de equações estruturais; Regressão linear hierárquica; Service coproduction; Organizational capability; Operational capability; Structural equations modeling; Hierarchical linear modeling;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013-12-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3354;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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