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Contribuições da Psicologia positiva para a compreensão e intervenção no fenômeno bullying

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Autor Pureza, Juliana da Rosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0621386363245225;
Orientador Marin, Angela Helena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2168201231020622;
Co-orientador Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/4957174324778567;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Contribuições da Psicologia positiva para a compreensão e intervenção no fenômeno bullying;
Resumo A presente dissertação teve como objetivo estudar as intervenções para o fenômeno bullying na infância. Ela encontra-se composta por dois estudos organizados no formato de artigo. O primeiro deles, apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções para o fenômeno bullying na infância, datadas de 2002 a 2013 e localizadas nas bases MEDLINE, LILACS, SCIELO, ASP (EBSCO), Oxford University Press, PsycINFO, ScienceDirect e Web of Science. Foram analisados 19 artigos, cuja maioria destacou que as intervenções tiveram como objetivo a diminuição dos índices de bullying e ocorreram no ambiente escolar no formato grupal, envolvendo participantes de toda a escola. Também se identificou- a existência de diversos procedimentos de avaliação para o bullying na infância e a escassez de estudos realizados com crianças menores de oito anos, além da falta de clareza acerca dos modelos teóricos que fundamentaram as intervenções e da pouca associação do bullying a outros fenômenos psicológicos. Já o segundo estudo teve como objetivo avaliar uma intervenção baseada na psicologia positiva e na terapia cognitivo-comportamental para o tratamento de crianças envolvidas no bullying. Participaram 40 crianças (10 a 12 anos), matriculadas em escolas estaduais de Porto Alegre-RS, que responderam a instrumentos sobre o envolvimento no bullying, as habilidades sociais e os indicadores de depressão. Dessas, 26 compuseram o grupo de intervenção e 14 o grupo de comparação. A coleta foi realizada nas escolas, coletivamente, em oito encontros semanais. Análises estatísticas revelaram que antes da intervenção o grupo de intervenção era mais deprimido (p<0,00) e o grupo de comparação mais habilidoso socialmente (p<0,02). Porém, depois da intervenção os grupos se mostraram mais homogêneos, somente o grupo de intervenção apresentou um aumento quanto ao papel de testemunha (p<0,01). Esses resultados indicam que a intervenção pode ser considerada efetiva para algumas variáveis relacionadas ao bullying, principalmente para o papel de testemunha e das vítima extrema e. A discussão desses resultados a luz da psicologia positiva é relevante devido à sua importância para a prevenção e promoção da saúde mental na infância.;
Abstract The present Master Degree thesis aimed to study interventions on bullying in childhood. It is organized in two separated studies in article formats. In the first paper, a systematic literature revision is presented about studies on bullying interventions in childhood, published in the years 2002 to 2013 and taken from MEDLINE, LILACS, SCIELO, ASP (EBSCO), Oxford University Press, PsycINFO, ScienceDirect e Web of Science data bases. Nineteen scientific papers were analyzed and it was possible to observe that the majority of interventions described in these studies aimed to decrease bullying levels or behaviors as well as occurred inside schools, involving participants from the whole the school in a group format. It was also possible to identify the existence of a greater diversity in what refers to the measures about bullying in childhood and a lack of theoretical models as backgrounds to the development of these interventions. Besides that, few studies focused oneight-year-old or younger children and verified the association between bullying and other psychological phenomena. At study 2, the objective was to evaluate the effectiveness of an intervention based on Positive Psychology and Cognitive Behavior Therapy to children involved in bullying. Forty children from 10 to 12 years-old, students of public schools in Porto Alegre city, South Brazil, answered questionnaires about bullying, social skills, and depression symptoms. The intervention group included 26 children and the control group had 14. Data collection was held in schools, collectively, during eight days, one per week. Statistical analysis by Mann Whitney showed that before intervention (T1), the intervention group was more depressed symptoms (p<0,00) and the control group showed higher levels of social skills (p<0,02). After the intervention (T2), the groups were more homogeneous and the intervention group showed an increase of witness role in bullying (p<0,01). These results indicate that intervention can be considered effective to some variables related to bullying, mainly extreme victimzation and 15 bystander. The discussion of these results based on Positive Psychology approach is essential, due to its importance to prevention and mental health promotion in childhood.;
Palavras-chave Bullying; Infância; Intervenção; Psicologia positiva; Terapia cognitivo-comportamental; Childhood; Intervention; Positive psychology; Cognitive behavior therapy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-11-04;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3357;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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