RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Governo eletrônico: aprimoramento da transparência dos serviços da gestão pública através da relação G2C: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, RS

Mostrar registro simples

Autor Ribeiro, Maralice Staniecki Proszek;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9813628726409144;
Orientador Vanti, Adolfo Alberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7441849125904075;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Governo eletrônico: aprimoramento da transparência dos serviços da gestão pública através da relação G2C: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, RS;
Resumo Ao seguir os passos da iniciativa privada que investe em tecnologia da informação, e guiado pela teoria institucional, o governo também concentra esforços no desenvolvimento de políticas de comunicação, bem como no uso das novas tecnologias para aprimorar a gestão pública e facilitar o relacionamento com a sociedade. Através dos conceitos e aplicações da New Public Management a tecnologia da informação e comunicação revolucionou o relacionamento do governo com o cidadão, e permanece contribuindo para a qualidade e satisfação, ampliando de forma significativa a oferta e demanda de serviços totalmente eletrônicos. Especialistas em gestão pública elegeram o Governo Eletrônico como um instrumento de desenvolvimento da transparência, da oferta de informações, de melhores serviços e de redução de custos por meio da utilização da internet. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa buscou aprimorar a transparência dos serviços prestados pela gestão pública através da relação governo e cidadão com o uso da tecnologia da informação e comunicação, identificando a importância do governo eletrônico onde a gestão pública possa proporcionar satisfação à população e buscar o aperfeiçoamento de suas práticas e rotinas através da internet. Para tanto, considerou-se que a gestão pública deve se estruturar para prestar serviços com qualidade à sociedade se adequando periodicamente às solicitações advindas da população. A metodologia para identificar a importância das tecnologias de informação e comunicação junto à Gestão Pública foi embasada a partir da revisão teórica e da realização de um estudo de caso, onde foram questionados munícipes e entrevistados gestores públicos da Prefeitura de Cachoeirinha-RS cuja proposta foi entender a comunicação e o relacionamento Governo Cidadão e ainda a absorção dessa relação, por parte da gestão, no aprimoramento da transparência na prestação de seus serviços. Com análise de conteúdo e cálculos estatísticos se avaliou a dimensão da importância e da satisfação na utilização da tecnologia da informação para o aprimoramento da transparência na prestação do serviço público através da relação G2C. Os resultados obtidos revelaram que a Prefeitura de Cachoeirinha-RS possui ações de gestão que se concentram prioritariamente na adequação da infraestrutura de rede, de operações internas, diretrizes tecnológicas, legislação e serviços ao cidadão. Também foi possível perceber que a usabilidade do portal se situa aquém da imagem veiculada e há despreparo do cidadão na comunicação com a prefeitura através da internet, e, esta utilização demanda da divulgação de conhecimentos e da otimização dos serviços públicos existentes, bem como maior participação da comunidade na integração de políticas governamentais. Concluiu-se que a relação entre governo e cidadão através da tecnologia da informação e comunicação apresenta pontos passíveis de aprimoramento na prestação dos serviços públicos transparentes.;
Abstract By following private initiative steps that invests in information technology and led by institutional theory the government also concentrates efforts on communication policy development as well as the use of new technologies in order to improve public management and make the relationship with the society easier. Information and communication technology revolutionized the relationship between the government and citizen through the concepts and application of New Public Management. It keeps contributing to the quality and satisfaction by a meaningful and full enhancement of electronic service offer and demand. Experts in public management have elected the Electronic Government as a transparency development instrument, information offer, better services and cost reduction by using the internet. In this regard, such study aims at improving the delivered services transparency by public management through the relation between government and citizen by using information and communication technology and identifying the importance of electronic government in which the public management is able to prompt satisfaction to the population and search for the enhancement of practices and routines through the internet. Therefore, it is taken for granted that the public management must be structured in order to deliver high quality services to society and periodically adapt to population requests. The methodology to identify the importance of information and communication technologies along with public management has been based on a theoretical review and a case study in which residents were enquired and Cachoeirinha City Hall public administrators were interviewed where the proposal was meant to understand the communication and the relationship Government-citizen as well as the absorption of such relationship by the management and service deliverance transparency enhancement. Through content analyzes and statistics calculus the size of importance and satisfaction of information technology use to service deliverance transparency enhancement have been assessed by using G2C relationship. The outcome reveals that Cachoeirinha City Hall-RS has management actions which are mainly concentrated on network infrastructure adequacy, internal operations, technology guidelines, legislation and citizen services. It was also possible to notice that the portal usability is below expectations of advertised picture and the citizen is not prepared to communicate with the city hall through the internet. This use requires knowledge promotion and the existing public services optimization as well as community participation to government policies integration. It has been concluded that the relationship between government and citizen through information and communication technology shows aspects to be improved regarding transparent public service deliverance.;
Palavras-chave Governo Eletrônico; Tecnologia da Informação e Comunicação; Transparência; Gestão pública; Cidadão; Electronic Government; Information and Communication Technology; Transparency; Public management; Citizen;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-07-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3382;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística