RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O design estratégico na representação da sustentabilidade das embalagens Natura Ekos

Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Priscila Westphal;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1538455666029035;
Orientador Parode, Fábio Pezzi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2559908721277242;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O design estratégico na representação da sustentabilidade das embalagens Natura Ekos;
Resumo A embalagem é um dispositivo midiático que serve como um canal de transmissão de mensagens para diferentes camadas sociais no cotidiano e que pode contribuir para aprendizagem de uma cultura de consumo mais sustentável, intensificando por meio do design as suas diversas finalidades, entre elas: conter, proteger e identificar o produto. Considerando os aspectos comunicacionais da embalagem, entende-se que ela é integrada à identidade de um produto e influencia na decisão de compra dos indivíduos. O designer pode explorar estrategicamente os significados simbólicos para o desenvolvimento de representações gráficas tanto no nível informacional quanto no nível simbólico. Como objetivo geral deste trabalho, busca-se investigar como o Design Estratégico pode potencializar os efeitos de sentido a partir das percepções sobre a sustentabilidade das embalagens dos produtos da Natura Ekos. Para tanto, estabelecem-se como objetivos específicos: a) investigar e problematizar o Design Estratégico na perspectiva da sustentabilidade; b) explicitar as estratégias de design emitidas pela Natura nas embalagens da linha de produtos Natura Ekos; c) analisar as embalagens de cosméticos Natura Ekos de castanha e buriti a partir da teoria da significação baseada em Barthes e Bourdieu; d) propor diretrizes projetuais para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis que potencializem os efeitos de sentido. Como método, utilizando-se de pesquisa exploratória, investigam-se as percepções dos indivíduos com base nos grupos focais de usuários de produtos Natura Ekos, não usuários de produtos Natura Ekos, designers e especialistas na área ambiental ou social. Como resultados, apresentam-se as percepções estratificadas dos participantes dos grupos focais com base na teoria da significação e do Design Estratégico, operando na complexidade das representações de sustentabilidade das embalagens, no nível metalinguístico como ponto de integração entre o metaprojeto, a sustentabilidade e a significação. A partir dos resultados da pesquisa, apontam-se cinco diretrizes projetuais para a criação de sistemas produto-serviço para potencializar os efeitos de sentido das representações gráficas que remetem à sustentabilidade: 1) criando a sustentabilidade; 2) gerando as estratégias de sustentabilidade; 3) reconhecendo as informações; 4) reconhecendo os materiais; 5) repensando as formas do design.;
Abstract The packaging is a media device that serves as a channel of message transmission for different social strata in daily life and can contribute for the learning of a more sustainable consumption culture, intensifying through design their various purposes, among them: contain, protect and identify the product. Considering the communicational aspects of the packaging, it is understood that it is integrated into a product’s identity and it influences in the individuals’ purchase decision. The designer can strategically explore the symbolic meanings to the development of graphic representations both in informational level as in the symbolic level. As a general objective of this work, it is sought to investigate how Strategic Design may potentiate the effects of meaning from the perceptions about the sustainability of the packaging of the Natura Ekos products. For this, it is established as specific objectives: a) investigate and discuss the Strategic Design from the sustainability perspective; b) explicit the design strategies issued by Natura on the packaging of Natura Ekos line of products; c) analyze the cosmetic packaging of Natura Ekos chestnut and buriti from the signification theory based on Barthes and Bourdieu; d) propose project guidelines to the development of sustainable packaging that enhance the effects of meaning. As a method, using exploratory research, it is investigated the individuals’ perceptions based in the focus groups of users of Natura Ekos products, non-users of Natura Ekos products, designers, and experts in environmental and social area. As results, it is presented the perceptions that were stratified from the focus groups’ participants based in the signification theory and in the Strategic Design, operating in the complexity of sustainability representations in the packaging, in the metalinguistic level as integration point between the metaproject, sustainability and signification. From research results, it is pointed five project guidelines for creating product-service systems to enhance the sense effects of graphic representations that relate to sustainability: 1) creating the sustainability; 2) generating the sustainability strategies; 3) recognizing the information; 4) recognizing the materials; 5) rethinking design forms.;
Palavras-chave Design estratégico; Embalagens; Representação de sustentabilidade; Inovação pelo significado; Diretrizes projetuais; Strategic design; Packaging; Representation of sustainability; Innovation by meaning; Project guidelines;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-08-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3424;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística