RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design estratégico e a experiência IPA-Metodista: uma discussão entre o sistema produto proposto e percebido

Mostrar registro simples

Autor Montaña, Misael Paulo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6052950250220213;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design estratégico e a experiência IPA-Metodista: uma discussão entre o sistema produto proposto e percebido;
Resumo Este estudo realizou, através dos conceitos oriundos da perspectiva do design estratégico e do design de experiências, uma análise sobre o Sistema Produto da instituição de ensino IPA-Metodista através do contraponto entre a percepção e proposição do mesmo expresso por parte dos públicos que a compõem. Parte-se do pressuposto de que entender a experiência da vida acadêmica exige ir além do que a instituição de ensino possa imaginar ou mesmo o que os alunos dizem sobre ela: implica na busca por um caminho construtivo onde ambos possam atuar e projetar suas experiências de forma integrada. Para atingir os objetivos propostos, além dos conceitos expostos acima, foram utilizadas algumas ferramentas de pesquisa do design estratégico tais como moodboards e mapas do sistema produto, juntamente com a lógica do estudo de caso e as entrevistas em profundidade com os diferentes públicos da instituição. Os resultados encontrados podem servir de contextualização da realidade a respeito da relação entre instituições de ensino superior e comunidade acadêmica, uma vez que se observou a riqueza e a complexidade desse processo experiencial ainda a ser explorado, onde tanto se identificou a necessidade de melhor alinhamento por quem propõe o sistema-produto como da possibilidade de geração de novas ideias sobre este mesmo sistema a partir do processo de reflexão com o público consumidor da instituição.;
Abstract This study developed, through concepts that belong to the strategic design and experience design perspectives, an analysis about the educational institution IPA-Methodist ́s Product-system through the counterpoint between its audiences perceptions and propositions regarding the product-system. It starts from the idea that in order to understand the academic life experiences it is important to go beyond what the education institution can imagine or even what the pupils say on it: it implies in the search for a constructive way where both canact and project its experiences of integrated form. To reach these objectives with the support of the concepts mentioned above, some tools from the strategic design perspective such as moodboards and product-system maps were used, together with the logic of the study of case and the interviews in depth with the different institution ́s publics. The findings can help to improve the contextualization of this reality regarding the relation between institutions of higher education and academic community, since it was observed the richness and complexity of this experiential process that needs further exploration, where it was perceived not only the necessity of better alignment from those who proposes the product-system but also the discussing process with the institution ́s consumers as a possibility of developing new ideas for this product-system.;
Palavras-chave Instituição de ensino; Sistema-produto; Design de experiência; Education institution; System-product; Design of experienc;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-12-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3472;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística