RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Inovação pelo design: uma proposta para o processo de inovação através de workshops utilizando o design thinking e o design estratégico

Mostrar registro simples

Autor Stuber, Edgard Charles;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1838783218328303;
Orientador Borba, Gustavo Severo de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Inovação pelo design: uma proposta para o processo de inovação através de workshops utilizando o design thinking e o design estratégico;
Resumo A inovação pelo Design é um termo que está na pauta de discussão das empresas e na pesquisa das academias atualmente, porém, sua abordagem, quando feita através de workshops, carece de referencial teórico que lhe dê suporte e embasamento. Esta dissertação investiga a contribuição dos métodos de Design no processo criativo, base da inovação, a serem utilizados de forma modular em workshops. O estudo foi dividido em duas partes, sendo a primeira composta de uma revisão acerca da evolução dos métodos e teorias sobre Design, lançando uma lente teórica no Design Thinking, no Design Estratégico e na inovação, como um modelo de aprendizagem experiencial. Na segunda parte, foi realizado uma pesquisa-ação que propôs dois workshops e que resultou em uma revisão da metodologia proposta e algumas recomendações acerca da mesma. A partir do estudo realizado, pôde-se identificar, ao longo das diferentes etapas da pesquisa, 14 variáveis relevantes para promover dinâmicas e interações que contribuem para o processo criativo durante um workshop, das quais seis foram testadas em um primeiro workshop e cinco em um segundo. Dessa forma, foi proposto um processo de workshops com três fases temporais e oito variáveis que estimulassem a geração de ideias e que resultassem em inovações.;
Abstract Innovation through Design is a subject that has been much discussed in organizations and universities recently. Yet its approach, by means of workshops, lacks theoretical reference that may provide it with support and foundation. This work investigates how Design methods, when applied in modular ways in workshops, can contribute to the creative process, which is the foundation of innovation. This study was divided into two parts. The first one is a theoretical overview regarding the evolution of the Design theories and methods, focusing on Design Thinking, Strategic Design and innovation as an experiential learning process. The second part consists of an action research that proposed two workshops, resulting in a revision of the previously proposed methodology and some related recommendations. Based on this work it was possible to identify, throughout the different phases of the research, 14 relevant variables to promote dynamics and interactions that contribute to the creative process in a workshop; 6 of these variables were tested in the first workshop and 5 were tested in the second one. Thus a process of workshops was proposed in which 3 temporal phases and 8 variables could stimulate the generation of ideas that led to innovation.;
Palavras-chave Inovação pelo design; Design thinking; Criatividade; Workshops; Innovation through Design; Creativity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-03-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3514;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística