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Design estratégico e design de moda: construção de princípios metodológicos para o estudo de tendências

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Autor Visoná, Paula Cristina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8731111887013225;
Orientador Parode, Fábio Pezzi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2559908721277242;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design estratégico e design de moda: construção de princípios metodológicos para o estudo de tendências;
Resumo A presente pesquisa apresenta a construção de um método para o estudo de tendências baseado nos procedimentos metodológicos do design estratégico e no conceito de intertextualidade. Pretende abordar de forma transdisciplinar os signos emergentes no meio sociocultural, antecipando os sinais representativos de mudança constituinte de tendências, a fim de operar na elaboração de estratégias projetuais. Parte-se do princípio que a antecipação dos sinais emergentes do meio sociocultural, permite identificar tendências e aprimorar as decisões estratégicas, contribuindo para a criação de diálogos entre organizações, indivíduos e artefatos de design. A perspectiva de comunicabilidade entre instâncias de representação de subjetividades, tal como arte, cinema, moda, etc., é fundamental para esse estudo, e o desdobramento teórico-metodológico da mesma permite a construção do escopo ferramental constituinte do método proposto.;
Abstract The following research presents the construction of a method for trend studies based on the strategic design methodological procedures and the concept of intertextuality. It intends to approach in a transdisciplinary way the emerging signs from the sociocultural environment, anticipating the representative signals of constituent change of trends in order to work towards the development of projectual strategies. It considers the understanding that the anticipation of emerging signs from the sociocultural environment allows the identification of trends and the improvement of strategical decisions, contributing the creation of dialog between organizations, individuals and design artefacts. The communicability perspective between representation instances of subjectivities such as art, film, fashion, etc is essential for this study, and its theoretical and methodological unfolding allows the framing of the tools that constitutes the proposed method.;
Palavras-chave Design; Design estratégico; Moda;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-05-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3607;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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