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Uma investigação sobre as habilidades sociais de crianças envolvidas no bullying

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Autor Almeida, Lisete Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2681674720053368;
Orientador Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4957174324778567;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Uma investigação sobre as habilidades sociais de crianças envolvidas no bullying;
Resumo O bullying é um fenômeno que perpassa todas as idades, classes sociais e raças, sendo considerado um problema social grave devido aos altos índices de prevalência e aos efeitos negativos que traz para o desenvolvimento psicossocial das vítimas e agressores. Estar envolvido em situações de bullying pode gerar prejuízos no desenvolvimento das habilidades sociais do indivíduo, comprometendo o aprendizado e as relações interpessoais. Pesquisas indicam que o contrário também pode ocorrer, uma vez que ter poucas habilidades sociais é um fator de risco para tornar-se uma vítima do bullying. Este estudo se propõe a investigar as habilidades sociais das crianças envolvidas no bullying. A seção I da dissertação, apresenta uma revisão sistemática da literatura que abrange o período de 2007 a 2010, sobre habilidades sociais e bullying. A seção II é composta por um estudo empírico que objetivou investigar as habilidades sociais de crianças vítimas, agressoras, vítimas-agressoras e crianças que apresentam comportamento pró-social. No que se refere a revisão de literatura, chama a atenção o fato de todos os artigos encontrados serem internacionais com uma tendência para os artigos empíricos e quantitativos. As habilidades sociais, em geral, estudadas foram: empatia, assertividade, autocontrole, responsabilidade e cooperação. O instrumento SSRS - Social Skills Rating System foi o mais utilizado e a maioria das publicações provém dos Estados Unidos. Demais países necessitam explorar este assunto, além de que pesquisas qualitativas merecem maior atenção. Quanto aos achados empíricos, as habilidades sociais encontram-se dentro da média, sendo que se a criança for agressiva está em risco para sofrer bullying. A partir deste estudo, espera-se que novas intervenções sejam implementadas nas escolas a fim de desenvolver e fortalecer as habilidades e competências dos alunos envolvidos.;
Abstract The present paper aimed to investigate victimization behaviors and social skills of e 221 children and pre-adolescents from nine to 14 years-old (M = 11,21, SD = 1,025) regularly enrolled in two public schools, in Novo Hamburgo city, South Brazil. Participants answered to a socio-demographical questionnaire, a social skills self-report measure and a peer assessment about social behaviors (bullying and prosocial acts). Significant correlations between variables show that socialization and victimization behaviors are positive associated to aggression. In other words, aggressive children can increase their socialization and vice-versa. Also victimized children may become more aggressive or the opposite aggressive children can increase chances to be victimized. Active withdrawal was positively correlated to victimization showing that being a victim increases children’s withdrawal and children ’s withdrawal can led a child to be victimized. A Student T Test showed that girls were perceived as more aggressive than boys contrary to the existent literature. The mean for the entire sample on social skills showed positive level of social skills and this variable was positively correlated to socialization. A multiple regression showed, therefore, that even having adequate social skills if a child is aggressive, she is at risk for victimization (bullying). These data allows discussing risk and protection dynamic in bullying process. The social skills comprehension is necessary for a complete understanding and interpretation of bullying process to implement effective clinical interventions that may act as protective factors to aggressive problems in different contexts.;
Palavras-chave Bullying; Habilidades sociais; Crianças; Social skills; Children;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3667;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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