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Gerenciamento e percepção da identidade visual corporativa (IVC) nas universidades: um estudo de caso na PUC-GO

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Autor Araújo, Paulo Granato de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1760681399454807;
Orientador Damacena, Cláudio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9339761980651218;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Pontifícia Universidade Católica de Goiás;
Sigla da instituição Unisinos; PUC Goiás;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Gerenciamento e percepção da identidade visual corporativa (IVC) nas universidades: um estudo de caso na PUC-GO;
Resumo O objetivo desta pesquisa foi o de descrever e entender o fenômeno da identidade visual corporativa (IVC) dentro da PUC-GO na perspectiva de seus gestores e estudantes. Para isso foi utilizado como método de pesquisa o estudo de caso único descritivo, a fim de entender a IVC com mais profundidade. Percebe-se no meio acadêmico e gerencial uma necessidade de se entender esta questão de uma forma mais ampla. Há um interesse crescente das organizações em cuidar da sua imagem e reputação e a identidade visual tem um papel importante neste processo. Este estudo então procurou responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá o gerenciamento da IVC da PUC-GO na perspectiva de seus gestores e como a mesma é avaliada pelos estudantes da instituição? Foram coletados dados secundários através de documentos e dados primários que foram entrevistas com cinco gestores e o grupo de foco com sete estudantes. Estes dados foram analisados através da análise de conteúdo contrastando-os com proposições teóricas. A conclusão é de que o órgão gestor principal na gestão da IVC é a DICOM. Apesar do grande esforço e dedicação dos gestores, o processo de gerenciamento é complicado e apresenta dificuldades, o que gerou aplicações problemáticas da IVC na instituição. Há dificuldade no controle do uso da IVC e o reconhecimento da necessidade de otimização do processo. Entre os alunos, houve um sentimento de respeito pela PUC-GO, porém foram detectados problemas no entendimento da idéia central da marca, dentre eles a incompreensão dos elementos do símbolo. Foi detectado na pesquisa que não houve uma associação imediata da identidade visual com os valores da instituição. Surgiram também críticas a respeito da implementação da IVC em diversas aplicações, onde não foi percebida uma padronização desta.;
Abstract The aim of this research was to describe and understand the phenomenon of corporate visual identity at PUC-GO under the perspective of its managers and students and to achieve this purpose, a descriptive case study approach was used as a methodological tool in order to understand the phenomenon of (CVI) with more depth. It is noted among academics and managers a need to understand this theme with a more holistic approach. There is a growing interest among organizations in taking care of their image and reputation and the visual identity plays an important role in this process. This study tried to answer the following research question: How is the management of PUC-GO held under the perspective of its managers and how is its perception viewed by its students? Secondary data were collected through university internal documents and primary data were collected through interviews with five managers and a focus group with seven students. These data were analysed using content analysis approach facing the studied theory. The findings concluded that the department responsible for the management of the visual identity is DICOM. Despite the great effort and dedication of its managers, it was discovered that the visual identity management process is complicated and presents some difficulties which resulted in some problematic identity applications. There is difficulty in the control and use of the visual identity and the assumption that the process should improve. A great feeling of respect for PUC-GO was recognized among the students, therefore, some problems regarding the understanding of the core idea of the brand were observed. One of these problems was the misunderstanding of the meaning of the symbol. Also, the research found that there was no immediate association with the values of the university and its visual identity. There were also some complaints about the visual identity implementation in various brand touchpoints, where padronization was not perceived.;
Palavras-chave Identidade visual corporativa; Percepção; Gerenciamento; Universidade; Corporate visual identity; Perception; Management; University;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-11-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3724;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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