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A inclusão do design estratégico nas redes de comunidades práticas: a construção de cenários com o estratégia

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Autor Rossetto, Luiza Mara Mattiello;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5031577168917617;
Orientador Scaletsky, Celso Carnos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A inclusão do design estratégico nas redes de comunidades práticas: a construção de cenários com o estratégia;
Resumo Esta pesquisa procura relacionar o Design com Comunidades de Prática. Comunidades de Prática são grupos espontâneos que se reúnem entorno de um objetivo em comum com ou sem objetivos comerciais (BETTIOL et al, 2011) como, por exemplo, um grupo de amigos que se encontra para trocar ideias sobre algo que agrada ou incomoda a todos. Criam-se comunidade entorno de áreas propícias pra desenvolver projetos, porém fora das estruturas de organizações tradicionais. As dificuldades enfrentadas por esses grupos muitas vezes não são resolvidas de maneira satisfatória por não utilizarem métodos ou alguma forma sistematizada de chegar às soluções. O Design, como disciplina, tenta auxiliar na solução de problemas e pode ter seus métodos deslocados para as necessidades sociais. Nesta pesquisa, utilizamos o conceito de Design Estratégico e sua abordagem metodológica como uma forma de resolver problemas deste tipo. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória com o objetivo de identificar e analisar uma Comunidade de Prática em rede, no caso, de ciclistas da cidade de Porto Alegre, e entender de que forma pode-se propor cenários de Design Estratégico para ajudá-la a alcançar seus objetivos. Trata-se de um grupo formado por pessoas de idades variadas que tem a bicicleta como meio de transporte alternativo em comum. Este grupo busca discutir como incluir essa forma de mobilidade de maneira igualitária e, assim, ser respeitado no tráfego diário, conquistando seu espaço. Com essa finalidade, utilizou-se um método de projeto do Design Estratégico adaptado a elementos próximos do dia a dia das pessoas, desenhando-se um processo mais acessível. Sua aplicação junto a uma Comunidade de Prática implica na atuação do designer como um mediador (CELASCHI, 2008) que tenta conciliar as ideias geradas, sintetizando-as e criando especulações de respostas. Mais do que um método fechado, imagina-se um conjunto de ferramentas adaptáveis às necessidades frente a cada resolução de problema (CELASCHI, 2007). Neste processo ocorre a aprendizagem através da reflexão na ação (SCHÖN, 2000) a qual é enriquecida pela troca de experiência dos participantes. Por isso, o processo multidisciplinar e transdisciplinar de busca de informações para a inovação é essencial e encontrado frequentemente nas Comunidades de Prática. Foi realizado um exercício projetual com algumas pessoas pertencentes a este grupo. Foi gerado um conjunto de dados que foram analisados com o objetivo de apontar indícios de como o método estudado deve ser adaptado à situação da Comunidade. Neste exercício, foram apresentadas e exercitadas as habilidades criativas a partir de vídeos e impressos com instruções sobre as ferramentas da metodologia. Depois, analisou-se o processo, o papel dos atores e o aprendizado, bem como as dificuldades encontradas. As respostas obtidas ajudaram a propor correções metodológicas relacionadas à melhor compreensão da aplicação das ferramentas para obter resultados mais satisfatórios.;
Abstract This research seeks to relate Design to Communities of Practice. Communities of Practice are spontaneous groups who gather around a common purpose with or without commercial objectives (BETTIOL et al, 2011), for example, a group of friends who meet to exchange ideas on something that pleases or annoys everyone. Those are created around areas proned to develop projects, but outside the structures of traditional organizations. The difficulties faced by these groups are often not satisfactorily solved because of using no methods or systematic way of getting to the solutions. The Design as a discipline attempts to assist in troubleshooting and its methods may have shifted from industry to social needs. In this research, we use the Concept of Strategic Design and its methodological approach as a way to solve such problems. To check if this is possible or not, we developed an exploratory research with the goal to identify and analyze a Community of Practice network, in this case, of cyclists in Porto Alegre, and understand how you can propose Strategic Design scenarios to help them achieve their goals. It is a group of people of varying ages that has the bicycle as a means of alternative transportation in common. This group discusses how to include this form of mobility equitably and thus be respected in everyday traffic, conquering its space. For this purpose, the Design method was synthesized in elements around everyday peoples life, drawing up a methodological process more accessible. Its application along with a Community of Practice implies the role of designer as a mediator (CELASCHI, 2008) which attempts to reconcile the ideas generated, synthesizing and creating speculation responses. More than a closed method, it was imagined as a set of tools adaptable to the needs facing every problem solving (CELASCHI, 2007). In this process learning occurs through reflection in action (SCHON, 2000), which is enriched by the exchange of experience of the participants. Therefore, the process of transdisciplinary and multidisciplinary information in search for innovation is essential and often found in Communities of Practice. It was performed a projectual exercise applying the synthetic methodology with a test group. It was generated a set of data that were analyzed with the aim of pointing indications of how the studied method should be adapted to the situation of the Community of Practice. In this exercise were presented and exercised creative skills from videos and printed instructions on the tools of the methodology. After the process, we analyzed the process, the role of actors and learning, as well as the difficulties encountered. The answers helped propose fixes related to methodological understanding of the application of the tools to get better results.;
Palavras-chave Comunidades de prática; Design estratégico; Resolução de problemas; Aprendizado; Inovação cultural; Communities of practice; Strategic design; Problem solving; Learning; Cultural innovation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-03-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3725;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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