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Capacidades para o empreendedorismo internacional no contexto da economia criativa: um estudo na indústria de jogos digitais

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Autor Azevedo, Júlia Cardoso de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7215075379926335;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Capacidades para o empreendedorismo internacional no contexto da economia criativa: um estudo na indústria de jogos digitais;
Resumo A economia criativa tem se revelado como contexto para novos empreendimentos que têm potencial para atender a demandas locais e globais. A peculiaridade dessa indústria reside no alcance mundial de suas atividades, o que se facilita com a mobilidade do talento e/ou da criatividade, elementos não tangíveis próprios do agir e pensar, que são recursos essenciais dessas organizações. Sob a ótica da indústria de jogos digitais, esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre capacidades e empreendedorismo internacional nessas empresas. Esta pesquisa possui como alicerce teórico os temas: empreendedorismo internacional, capacidades para esse processo e economia criativa. A literatura possibilitou a elaboração de categorias que foram utilizadas na construção do instrumento de coleta de dados, bem como na análise destes. A escolha do objeto empírico foi embasada em observações não sistemáticas que apontaram os estúdios produtores de jogos como destaque na internacionalização da economia criativa. Assim foram conduzidas sete entrevistas com empresários e entidades de classe, inspiradas na técnica de estudo de caso, ampliaram a compreensão das ações que conduziram suas atividades a outros países, bem como das capacidades associadas. A organização dos achados na categorias previamente definidas permitiu evidenciar que a orientação internacional está no cerne dessa indústria, e que o know-how técnico e científico, assim como a construção de networks favorecem e facilitam a atuação no mercado externo. Da mesma maneira capacidades dinâmicas e inovativas parecem ser um caminho para acompanhar o dinamismo característico dessa indústria. A partir disso, foram construídas proposições que instigam a continuidade de estudos sobre o tema.;
Abstract The creative economy has proved to be an argument for new ventures that have the potential to attend local and global demands. The distinctiveness of this industry lies in the worldwide scope of its activities, which is facilitated by the mobility of talent and/or creativity, non-tangible elements of acting and thinking, which are essential features of these organizations. In the context of digital games industry, this research aimed to analyze the relationship between capabilities and international entrepreneurship in these companies. The theoretical foundation of this research is international entrepreneurship, capabilities needed in this process and creative economy. This literature enabled the elaboration of categories that were used in the construction of data collection instrument and the analysis thereof. The choice of the empirical object was based on a non-systematic observation, that showed that the internationalization of game producers studios as a highlight in the creative economy. For that matter, seven interviews with entrepreneurs and associations were conducted, inspired in the case study technique which increased the understanding of their actions that led to foreign activities, as well as the associated capabilities. The organization of the findings in the previously defined categories highlighted that the international orientation is in the nature of this industry, and that the technical and scientific know-how as well as building networks encourage and facilitate performance in foreign markets. Likewise dynamic and innovative capabilities seem to be a way to follow the characteristic dynamism of this industry. From this, propositions that instigate the continuation of studies on the subject have been built.;
Palavras-chave Empreendedorismo internacional; Capacidades; Economia criativa; Jogos digitais; International entrepreneurship; Capabilities; Creative economy; Digital games;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-06-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3785;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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