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Avaliação da compreensão da representação gráfica das informações nutricionais de rótulos de alimentos em adolescentes

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metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Maria Cristina Furtado da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1046209782824036;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ramos, Renata Cristina de Souza;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9200817607076236;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Olinto, Maria Teresa Anselmo;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9039273079632174;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Avaliação da compreensão da representação gráfica das informações nutricionais de rótulos de alimentos em adolescentes;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo avaliar a compreensão da representação gráfica das informações nutricionais presentes nos rótulos de alimentos por adolescentes escolares. Foi realizado um estudo transversal com 56 adolescentes escolares (n=56), com idades compreendidas entre 15 e 17 anos, matriculados em uma escola particular de Porto Alegre/RS. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário específico estruturado com nove perguntas fechadas dicotômicas e de múltipla escolha. Os resultados mostram que 41% dos adolescentes escolares costumam ler os rótulos antes da compra, 71% afirmam conhecer o significado de valor energético dos alimentos, 63% declaram compreender as informações escritas nos rótulos e 61% confiam nas informações escritas nas embalagens de alimentos. A maioria dos adolescentes compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros, e apenas 45% entendeu as informações nutricionais presentes no modelo de rótulo Traffic Light Labelling ou “Semáforo Nutricional”, evidenciando que a rotulagem utilizada no Brasil apresentou resultados mais positivos de compreensão. Os resultados do estudo indicam que um número relevante de adolescentes (63%) compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros e um número significativo de indivíduos compreendeu e identificou a informação nutricional mais saudável descritas nos rótulos; no entanto, sugere-se o desenvolvimento de programas de educação nutricional para potencializar a compreensão das informações nutricionais contidas nos rótulos para este perfil de consumidor.;
metadataTrad.dc.title.alternative Assessment of the adolescent's understanding of graphic representation of nutritional information on food labels;
metadataTrad.dc.description.abstract This paper aims at evaluating the understanding of graphical representation of nutritional information on food labels by young adolescent students. Therefore, it was carried out a cross-sectional study with 56 young adolescent students (n = 56), aged between 15 and 17 years, enrolled in a private school in Porto Alegre / RS. A specific questionnaire containing nine dichotomous and multiple choice closed questions was used for data gathering. The results showed that 41% of young adolescent students usually read the labels before purchasing, 71% of them claim to know the meaning of the energetic value of food, 63% say they understand the information written on the labels, and 61 % trust the information written on food packages. Most adolescents understand the nutritional components present on the labels of Brazilian foods, and only 45% understood the nutrition information on the Traffic Light labelling system, showing that the labels used in Brazil are better understood. The results indicate that a meaningful number of adolescents (63%) understands the nutritional components on the labels of Brazilian food, and a meaningful number of individuals understood and identified the healthiest nutritional information given on labels; however, it is suggested the development of nutrition education programs to enhance the understanding of the nutritional information on the labels for this consumer profile.;
metadataTrad.dc.subject Compreensão; Informação nutricional; Rótulo de alimentos; Adolescentes; Traffic light labelling; Understanding; Nutritional information; Label food; Adolescents; Traffic light labelling system;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências da Saúde::Nutrição;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2015-03-06;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3819;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos;


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