RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design estratégico em tempos de mídias sociais: um estudo sobre a geração digital como fonte para projetos de design

Mostrar registro simples

Autor Corrêa, Marcelo Barbosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4190063446477232;
Orientador Bentz, Ione Maria Ghislene;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6519799563088833;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design estratégico em tempos de mídias sociais: um estudo sobre a geração digital como fonte para projetos de design;
Resumo Esta pesquisa exploratória aborda a Geração Digital com o intuito de promover fonte de informação para briefings de projetos de design focados em um público que vê na Internet a construção de suas sociabilidades. À luz do Design Estratégico, pretendeu-se identificar quais são as teorias que definem essa geração para propor caminhos para uma comunicação mais efetiva entre ela e uma equipe de projeto, potencializando as oportunidades de inovação na entrega de sistemas-produtoserviço. Como ponto de partida, foi realizada uma Revisão de Literatura, seguida de uma Revisão Sistemática de artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – buscando identificar as produções teóricas relevantes sobre o tema Geração Digital. Posterior à etapa preliminar, foi desenvolvido um exercício projetual a fim de se obter quatro cenários que representassem formas de comunicação entre a Geração Digital e uma equipe de projeto, por meio da Construção de Cenários, com base no modelo de Reyes (2010). Os quatro cenários, resultantes do processo, serviram de inspiração para a proposição de um conjunto de orientações para empresas que buscam a inovação através da interação com o consumidor jovem. Como resultado, foram desenhados quatro caminhos projetuais, que revelaram como elemento comum a onipresença da Internet nos processos de projeto e colocaram as redes sociais como facilitadoras do diálogo entre os atores.;
Abstract This exploratory research is the understanding the Digital Generation, in order to promote information sources for design project’s briefings focused on an audience that sees the Internet to build their sociability. In light of the Strategic Design, is intended to identify what are the theories that define this generation to propose ways for more effective communication between young and project team, enhancing the opportunities for innovation in the delivery. As a starting point, was made a Literature Review and a Systematic Review of articles published in Capes seeking to identify the relevant theoretical treatises on the subject, featuring Digital Generation. Later of these preliminary steps were developed a projetual exercise in order to get four scenarios that represent forms of communication between the Digital Generation and a project team through the construction of scenarios, based on the Reyes model (2010). The four scenarios resulting from the process were the inspiration for proposing a set of guidelines for companies seeking innovation through interaction with young consumers. As a result, were designed four projectual paths, which showed how common element the ubiquity of the Internet in the processes of design and put social networking as a facilitator of dialogue between the actors.;
Palavras-chave Design estratégico; Geração digital; Redes sociais; Interação comunicacional; Strategic design; Digital generation; Social networks; Communicational interaction;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-04-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3847;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística