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O uniforme enquanto elemento de reforço da identidade das organizações: o caso da 1ª Corporação Feminina da Brigada Militar do RGS

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Autor Silva, Lívia Accioly Menezes da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6259152224439169;
Orientador Scaletsky, Celso Carnos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O uniforme enquanto elemento de reforço da identidade das organizações: o caso da 1ª Corporação Feminina da Brigada Militar do RGS;
Resumo No mundo empresarial, a moda pode ser vista como uma estratégia utilizada por instituições e organizações para a construção e valorização da sua imagem dentro da sociedade. Muitas vezes, parte dessa estratégia inclui o desenvolvimento de uniforme para seus funcionários, já que este identifica os indivíduos como pertencentes a uma determinada organização. Nesse contexto, esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo os uniformes da primeira corporação feminina da Brigada Militar do Estado Rio Grande do Sul, apresentados sob a ótica do sistema produto-serviço, conceito essencial ao Design Estratégico. Sistema produto-serviço pode ser considerado como estratégia, analisando-se a interação estabelecida entre o produto e as demais esferas que norteiam o projeto. Assim, busca-se identificar de que forma os uniformes da Brigada Militar Feminina relacionam-se com a organização enquanto elemento de reforço da sua identidade dentro de um sistema produto-serviço. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, por meio de entrevistas em profundidade com dois distintos grupos. O primeiro inclui o ex-governador do Estado do RS (1983-1987) e o estilista Rui Spohr, e o segundo grupo é integrado por um Coronel e uma Major da corporação estudada. Foi realizada uma análise das entrevistas, em conjunto com o acervo do Museu da Comunicação e os jornais do Estado (Zero Hora e Correio do Povo) e também do próprio estilista. Como principais resultados, têm-se que o uniforme foi analisado a partir de três categorias: elementos visuais, comunicação e comportamento –, e estas podem ser consideradas como elementos fortalecedores da identidade da corporação.;
Abstract In the business world, fashion can be seen as a strategy used by institutions, specially related to the construction and valorization of their image in society. Often part of this strategy includes the creation and development of clothing to be used by the employees. This clothing, also known by uniform, identifies the individuals as part of a particular organization. In this context, this dissertation aimed to study the creation of the first female corporation of the Military Brigade of Rio Grande do Sul State’s uniform, analyzed by the perspective of the product-service system, an essential concept of Strategic Design. Product-service system can be considered as strategic, that analyzes the interaction established between the product and the other spheres that guide the design project. Thus, the goal of this paper was to identify how the uniforms of the Female Military Brigade relate to the organization as a means of strengthening their identity within this product-service system. For the development of this research, a case study was fulfilled, through in-depth interviews with two groups, that includes the former Governor of RS (1983-1987) and the stylist Rui Spohr on the first group, and the Colonel and a Major of the studied corporation on the second one. An analysis of interviews was held in conjunction with the Museum of Communication, the main newspapers of the State (Zero Hora and Correio do Povo) and also the designer himself and the designer himself. The main results show that the uniform can be analyzed from three different categories – visual elements, communication and behavior –, and indeed can be considered as empowering elements of the identity of the corporation.;
Palavras-chave Design estratégico; Sistema produto-serviço; Identidade; Uniformes; Strategic design; Product service-system; Identity; Uniforms;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-07-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3869;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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