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Autor Costa, Rafael Wagner dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1653182670665062;
Orientador Silva, Alexandre Rocha da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6382569996199325;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A constituição semiótica da imagem-documento;
Resumo Esta tese tem como finalidade a caracterização do estatuto semiótico da imagemdocumento à luz dos pensamentos de Gilles Deleuze e Charles Sanders Peirce. Ao se retomar a influência peirceana sobre o pensamento cinematográfico de Deleuze – em geral associado ao bergsonismo – empreendeu-se uma revisão crítica das imagens-movimento e das imagenstempo sob o viés semiótico e se descobriu um novo tipo de imagem derivada da experiência cinematográfica contemporânea e que introduz problemáticas bem específicas para o estudo do cinema: a imagem-documento, foco desta tese. A imagem-documento é aqui concebida como imagem-tempo, mais precisamente como a face documental da imagem-cristal, cuja matéria expressiva é constituída pelas figuras da fabulação, da potência do falso, da alteridade do personagem, do agente provocador, do personagem intercessor, do jogo cênico, do transe, do deslocamento e da montagem nuclear. Nesse cinema de imagem-documento, ao invés de se identificarem os índices de uma realidade já vivida (como nos documentários clássicos), elas se comportam como flechas do tempo (em séries) que apontam para o vir a ser do mundo, inseparáveis das ideias de ação, intervenção e invenção, possibilitadas pelas imagens de fabulação. Além da demonstração das relações teóricas entre Peirce e Deleuze – que evidenciam as potencialidades desse encontro –, a imagem-documento foi abordada ensaisticamente. Nos ensaios, procurou-se estabelecer de que forma tal imagem funciona em cenas dos filmes Iracema, uma transa amazônica (1974), Jogo de cena (2007) e Di Glauber (1977), propostos como experiências brasileiras da imagem-documento. Esta tese, assim, procura revelar os modos como os pensamentos de Peirce e Deleuze se agenciam para dar lugar a uma nova imagem de pensamento cuja matéria de expressão são as imagens cinematográficas. Por fim, esta pesquisa também contribui para demonstrar que a prática da escrita deleuzeana concebida pelo viés peirceano pode trazer relevantes contribuições para ambas as teorias.;
Abstract This thesis aims to characterize the semiotic state of the document-image in the light of Gilles Deleuze and Charles Sanders Peirce’s thoughts. Resuming the influence of Peirce in Deleuze’s cinematic thought – generally associated with Bergson – allowed a critical review about the movement-images and the time-images in the light of semiotics, and discovered a new type of image derived from the contemporary cinematic experience that introduces specific problematic for the study of cinema: the document-image, the core of the thesis. The image-document is thought as a time-image, more precisely, as a documentary face of the image-crystal, whose expressive matter consists in the figures of fabulation, the power of the false, the otherness of the character, the agent provocateur, the Character intercessor, the scenic game, the trance, the displacement and the nuclear assembly. In this cinema of document-image, instead of identifying the index of a reality already experienced (as in the classic documentaries), it behaves like a arrows of time (in series) that point to become of the world, inseparable from ideas of action, intervention and invention, made possible by the images of fabulation. In addition to demonstrate the theoretical relations between Peirce and Deleuze – where highlight the potential of this encounter –, the document-image was approached through essays. In these essays we intended to establish how the image-document works in scenes of the films Iracema, uma transa amazônica (1974), Jogo de cena (2007) and Di Glauber (1977), proposed as Brazilian experiences of image-document. This thesis, therefore, intends to reveal the ways in which thoughts of Peirce and Deleuze can be the way for a new image of thought whose matter of expression are the cinematic images. Finally, this research contributes to demonstrate that the practice of deleuzean writing conceived in the light of Peirce can bring important contributions to both theories.;
Palavras-chave Imagem-documento; Imagem-tempo; Semiótica; Cinema; Fabulação; Document-image; Time-image; Semiotics; Fabulation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013-04-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3884;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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