RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Inovação no processo de desenvolvimento de novos produtos de uma empresa fabricante de alto-falantes a partir do design estratégico: formalização de uma etapa metaprojetual

Mostrar registro simples

Autor Cruz, Roberto Thomé da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2338458760554051;
Orientador Trez, Guilherme;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1546118902885558;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Inovação no processo de desenvolvimento de novos produtos de uma empresa fabricante de alto-falantes a partir do design estratégico: formalização de uma etapa metaprojetual;
Resumo Este trabalho aborda o processo de desenvolvimento de novos produtos (PDNP) de uma empresa fabricante de alto-falantes (Eletrônica Selenium S.A.) na perspectiva do seu contexto atual considerando as fases iniciais dos seus processos de desenvolvimento com o objetivo de analisar e propor alterações nestes processos visando incrementar o potencial de inovação e competitividade da empresa através do desenvolvimento de um ambiente formal, sistemático e colaborativo de geração de ideias e com a utilização das ferramentas do design estratégico. Para a realização deste estudo, a pesquisa valeu-se de entrevistas com profissionais que atuam na área do desenvolvimento de produtos (experts) e do estudo dos processos de desenvolvimentos de produtos das empresas pesquisadas. A partir da coleta dos dados foi realizada a análise crítica do atual processo de desenvolvimento de produtos da empresa com o apontamento das potenciais oportunidades de melhorias. Como resultados desta discussão, são apresentadas duas proposições de processos para o fluxo de desenvolvimento de novos produtos da empresa com o foco em inovação e orientados pelo design estratégico: o primeiro constitui-se em uma proposição complexa com a inserção da etapa metaprojetual, cuja implementação requer modificações de natureza cultural, processual e estrutural da empresa, podendo significar altos investimentos com retorno no longo prazo e, a segunda proposição de processo, apresenta uma lógica mais simplificada com uma abordagem focada na pesquisa blue sky, com uma perspectiva de implementação mais facilitada já que não requer modificações significativas nos aspectos culturais, processuais e estruturais da empresa, com baixos investimentos e cujos resultados podem surgir no curto prazo. As conclusões abordam as implicações envolvidas nas modificações em processos de desenvolvimentos de produtos como cultura, estrutura, modos de administração e que se revelam como obstáculos à sua implantação.;
Abstract The present study addresses the process of developing of new products (PDNP) from a loudspeaker’s manufacturer (Eletrônica Selenium S.A.) in view of its current context given the early stages of their development processes in order to analyze and propose changes to these processes aimed at increasing the innovation potential and competitiveness through the development of a formal, systematic and collaborative idea generation environment and the use of the tools of strategic design. For this study, the research relied on interviews with professionals working in product development (experts) and studying the processes of product development of companies surveyed. From the data obtained, was held the critical analysis of the current model of product development and the appointment of potential improvement opportunities. As a result of this discussion, was presented two proposals for models for the flow of product development with a focus on innovation and driven by strategic design: the first is in a complex model with the inclusion of metaprojetual model, whose implementation requires changes in cultural, process and structural of the organization, which can mean heavy investments with returns in the long term and the second model, presents a more simplified logic with a focus on blue sky research with a view to implementation easier not requiring significant changes in cultural, process and structural of the organization, with low investment and whose results can arise in the short term. The conclusions discuss the implications involved in the changes in product development processes such as culture, structure, modes of administration and that reveal themselves as obstacles to its deployment.;
Palavras-chave Design estratégico; Metaprojeto; Processos de desenvolvimento de novos produtos; Inovação; Strategic design; Metaproject; Development of new products process; Innovation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3944;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística