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A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais

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Autor Cunha, Fernando Rafael;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4661284526064286;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Co-orientador Antunes Júnior, José Antônio Valle;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais;
Resumo A intensificação da concorrência tem levado as empresas a desenvolverem formas organizacionais que diferem da dicotomia fazer/comprar. Entre as opções disponíveis para as pequenas e médias empresas, destaca-se o desenvolvimento de relacionamentos cooperativos do tipo redes horizontais de empresas. A literatura tem documentado uma série de ganhos ou benefícios decorrentes dessa forma de organização da atividade econômica. Para esta tese, considera-se que os ganhos competitivos isoladamente não garantem o sucesso das redes horizontais, isto é, a sua continuidade por tempo indeterminado. Além dos ganhos competitivos, incluemse nesta tese a confiança e a satisfação com a rede como fatores que influenciam a intenção de permanência de empresas em redes horizontais. A questão da confiança interorganizacional, apesar de amplamente discutida, tem se limitado ao campo teórico com poucos estudos empíricos desenvolvidos em redes horizontais de empresas. Outra lacuna teórica identificada é a ausência de estudos que considerem a satisfação com a rede e a intenção de empresas permanecerem nas redes. Com base no exposto, o objetivo desta tese é analisar como a confiança, os ganhos competitivos e a satisfação com a rede influenciam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas. A comparação de modelos, por meio de equações estruturais, indicou que o modelo originalmente proposto representava mais adequadamente a relação entre os constructos. Dessa forma, a partir do modelo original, foram suportadas as hipóteses que indicavam a influência (positiva) i) (H1a, H1b, H1c, H1d) da confiança sobre os ganhos competitivos (ganhos econômicos, relações sociais, legitimidade e aprendizagem e inovação); ii) (H2a) dos ganhos econômicos sobre satisfação com a rede; iii) (H4) da confiança sobre a intenção de permanência na rede; e iv) (H5) da satisfação com a rede sobre a intenção de permanência na rede. Conjuntamente, os resultados desta tese mostram que a confiança, os ganhos econômicos e a satisfação com a rede são os fatores que determinam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas.;
Abstract The increase of competition between companies has led them to develop organizational models that differ from the dichotomy make/buy. Among the options available to small and medium enterprises, the development of cooperative horizontal networks can be highlighted. The literature has documented several gains or benefits of this kind of organization of economic activity. In this thesis, it is considered that the competitive gains alone do not guarantee success of horizontal networks, namely their continuity indefinitely. Besides the competitive gains, in the present work, trust and satisfaction with the network are considered as influence factors for the intention of permanence of companies in horizontal networks. The issue of interorganizational trust, though widely discussed, has been limited to theoretical studied with few empirical studies developed in horizontal networks of companies. Another theoretical gap identified is the lack of studies that consider the companies’ satisfaction with the network and intention to remain in the networks. In this context, this thesis aims to analyze how trust, competitive gains and satisfaction with the network influence the companies to remain in retailers horizontal networks. The comparison between models, through structural equations, showed that the originally proposed model represented more adequately the proposed relationships between constructs. Thus, from the original model, were supported hypotheses which indicated the influence (positive) i) (H1a, H1b, H1c, H1d) of trust over the competitive gains (economic gains, social relations, legitimacy and learning and innovation); ii) (H2a) of economic gains over satisfaction with the network; iii) (H4) of trust over the intention to remain in the network; and iv) (H5) of satisfaction with the network over the intention to stay in the network. Together, the results of this thesis show that trust, economic gains and satisfaction with the network are the factors that determine the intention of the companies remain in retailers horizontal networks.;
Palavras-chave Trust; Redes horizontais; Intenção de permanência; Satisfação; Ganhos competitivos; Confiança; Horizontal networks; Intention to remain; Satsisfaction; Competitive gains;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013-07-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3979;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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