RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda

Mostrar registro simples

Autor Dilli, Jeniffer Stein Follmann;
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda;
Resumo Com que acessório eu vou? configura um estudo exploratório sobre a construção da identidade social da consumidora de acessórios de moda. Dios (2007) diz que o consumo é, hoje, parte central da definição da identidade das pessoas. Logo, o consumo de acessórios de moda pode possibilitar o entendimento acerca de múltiplos processos sociais e culturais. Sob tal perspectiva, a presente pesquisa busca contribuir com a discussão sobre o tema que se refere ao consumo, pensando em sua relação com um produto, especialmente: o acessório de moda. Para tanto, visa entender como se processa a relação entre o consumo de acessórios de moda e a construção de identidade das consumidoras, explorando e investigando o referido relacionamento como forma de diferenciação e de expressão. Em específico, objetiva-se analisar as práticas de uso/consumo das consumidoras de acessórios de moda e descrever suas representações, no que concerne às mulheres que o realizam. Ademais, busca verificar os possíveis projetos de identidades da mulher consumidora de acessórios. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e abordagem interpretativa. E, para isso, adotaram-se as seguintes técnicas: entrevistas autodirigidas com imagens ou de elicitação fotográfica (Photo Elicitation Technique (PET)) e entrevistas em profundidade. Ao que parece, o consumo pode ser visto como fator fundamental na construção da identidade das mulheres. O crescimento da importância feminina em diferentes mercados e da exigência da boa aparência só faz aumentar o consumo de acessórios. Portanto, a cultura como sistema dinâmico rompe continuamente velhas relações e estabelece novas ligações e identidades, o que torna possível concluir que os sujeitos querem, através das práticas de consumo, comunicar significados, acentuando a dimensão cultural do consumo. Por fim, o objetivo deste trabalho foi contribuir com o tema do consumo de acessório de moda e seu papel na construção e manutenção da identidade das mulheres consumidoras de acessórios de moda. Neste sentido, as informações encontradas na pesquisa sobre a consumidora de acessório de moda são importantes tanto para a academia quanto para as empresas que atuam na comercialização e fabricação desses bens, como também para aquelas organizações que se preocupam em conhecer as tendências de consumo e identidade das mulheres dentro de uma sociedade ou cultura específica.;
Abstract What accessory do I go? it is an exploratory study on the construction of social identity in consumer fashion accessories. Dios (2007) says that consumption is today the central part of the definition of the identity of persons. Therefore, the consumption of fashion accessories can seek to understand the multiple social and cultural processes. Thus, this study seeks to contribute to the discussion on the topic consumer thinking about their relationship with a product specifically: the fashion accessory. Therefore, the research seeks to understand how is the relationship between the consumption of fashion accessories and identity construction of these consumers, exploring and investigating this relationship for consumption as a form of differentiation and expression. In particular, the objective is to analyze the practices of use/ consumption of consumer fashion accessories and also describe the representations of the use/ consumption of fashion accessories for women. Furthermore, the research seeks to verify the identities of possible projects consuming woman accessories. In this sense, qualitative research, exploratory and interpretive approach will be made. For this, the following techniques are used: selfdirected interviews with images or photo elicitation (PET) and in-depth interviews. Apparently, the consumption can be seen as a key factor in the construction of identities of women. The growing importance of women in different markets and the requirement of looking well is only increasing consumption of accessories. Culture as a dynamic system continually breaks old relationships and establishing new connections, identities. People want through consumption practices, communicate meanings, emphasizing the cultural dimension of consumption. Finally, the aim of this work was to contribute to the theme of consumption of fashion accessory and its role in building and maintaining the identity of women consumers of fashion accessories. In this sense, the information found in research on consumer of fashion accessory are important both for the academy and for the companies operating in the manufacturing and marketing of these goods, but also for those organizations who care to know the trends of consumption and identity women within a specific society or culture.;
Palavras-chave Consumo; Identidade social; Mulher; Acessório de moda; Consumption; Social identity; Woman; Fashion accessory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-03-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4047;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística