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Do mercado à cidadania - O desafio das transformações dos sujeitos discursivos, das institucionalidades e das narrativas jornalísticas na TV pública brasileira.

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Autor Faxina, Elson;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0672272862905804;
Orientador Maldonado Gómez de la Torre, Alberto Efendy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Do mercado à cidadania - O desafio das transformações dos sujeitos discursivos, das institucionalidades e das narrativas jornalísticas na TV pública brasileira.;
Resumo A presente tese é fruto de uma pesquisa sobre a institucionalidade da TV Brasil e sobre a narrativa e o discurso e jornalístico de seu principal telejornal, o Repórter Brasil. Por um lado, por meio de uma pesquisa teórica, se constrói o argumento sobre a necessidade de uma reformulação conceitual e estrutural da emissora para posicionar-se como um modelo de TV Público-Estatal, abrindo caminho para renovadas possibilidades de institucionalização para uma TV genuinamente pública, vinculada à sociedade civil organizada, nos termos que preconiza a Constituição Brasileira a respeito do modelo de TV no país, definido como complementar entre o público, o privado e o estatal. Por outro lado, a tese foi estruturada por meio de uma densa pesquisa teórica, combinada com pesquisa de campo em profundidade, em busca da compreensão do discurso e da narrativa jornalística da emissora em questão. Para isso, a metodologia envolveu uma análise de discurso jornalístico televisivo, problematizando 21 reportagens referentes a três acontecimentos jornalísticos. Como resultado, a pesquisa constata que, enquanto proposta jornalística ao Brasil, a TV Pública em formação no país, por meio do Repórter Brasil, repete o modelo de telejornalismo hegemônico próprio da TV comercial, com forte raiz positivista estadunidense, no qual a comunicação é chamada a desempenhar um papel de legitimadora da ordem estabelecida. Trata-se, portanto, de um jornalismo a serviço do mercado capitalista e do Estado liberal, sem levar em conta, com a mesma intensidade, as forças sociais presentes ao longo do tecido social brasileiro.;
Abstract La presente tesis es fruto de una investigación sobre la institucionalidad de la TV Brasil y sobre la narrativa y el discurso periodístico de su principal noticiero, Repórter Brasil. Por una parte, por intermedio de una investigación teórica se argumenta sobre la necesidad de una reformulación conceptual y estructural de la emisora para posicionarse como un modelo de TV Público-Estatal, abriendo camino para las renovadas posibilidades de institucionalización para una TV genuinamente pública, vinculada a la sociedad civil organizada, en los términos que preconiza la Constitución Brasilera al respeto del modelo de TV en el país, definiendo de forma complementar entre lo público, lo privado y lo estatal. Por otro lado, la tesis fue estructurada por medio de una densa investigación teórica, combinada con investigación de campo en profundidad, en búsqueda de la compresión del discurso y de la narrativa periodística de dicha emisora. Para eso, la metodología fue complementada por un análisis de discurso periodístico televisivo, problematizando 21 reportajes referentes a tres acontecimientos periodísticos. Como resultado, la investigación constata que, en cuanto propuesta periodística para Brasil, la TV Pública en formación en el país, por medio del Repórter Brasil, repite el modelo de periodismo hegemónico propio de la TV comercial, con fuerte raíz positivista estadounidense, en que la comunicación es llamada a desarrollar un papel de legitimadora del orden establecido. Se trata, por lo tanto, de un periodismo al servicio del mercado capitalista y del Estado liberal, sin llevar en cuenta, con la misma intensidad, las fuerzas sociales presentes a lo largo del tejido social brasilero.;
Palavras-chave TV pública; Narrativa; Discurso; Periodismo; Sociedad civil; Cultura; Ciudadanía; Jornalismo; Cidadania;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2012-04-20;
Agência de fomento Fundação Porticus Stichting;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4054;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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