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Linhas sobre o dispositivo Cinema Argentino: a emergência de uma abordagem audiovisual de gênero na juventude

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Autor Dias Neto, Fernando Souto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1611737446742108;
Orientador Kilpp, Suzana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8987400261712739;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Linhas sobre o dispositivo Cinema Argentino: a emergência de uma abordagem audiovisual de gênero na juventude;
Resumo O texto possui como alicerce as questões histórico-sociais e culturais do cinema argentino, as questões identitárias de gênero e sexualidade envolvidas nas obras desse cinema e também os fatores comunicacionais dessas audiovisualidades que as configuram como um modo de expressão artística através da sétima arte. O estudo adota uma perspectiva pós-estruturalista, por meio de autores como: Michel Foucault, com seu método de analisar a procedência dos fenômenos de produção de subjetividade que constituem o meio social através dos jogos de verdade; Gilles Deleuze, que faz uma análise do dispositivo foucaultiano da sexualidade e do desejo, demonstrando a maneira com que as linhas de força realizam o atravessamento nesse objeto; e também Roland Barthes, através do estudo da crítica como um método interpretativo sobre o olhar. Com os processos históricos que configuraram o dispositivo cinema na Argentina já traçados, há a identificação dos modos de se realizar o audiovisual no país, o reconhecimento realizado de uma nova manifestação na sétima arte, na qual se realizou o recorte, além da pré-análise dos observáveis elaborada, analisando-se linhas de fugas que fazem os atravessamentos nesse dispositivo cinema, identificando um lugar no qual essas linhas articulam-se em direção à expressão de novas e outras subjetividades no âmbito do gênero, sexualidade e juventude. Esse ponto de convergência/emergência corresponderá a um resultado pelo qual se fará compreender a procedência da manifestação audiovisual no presente momento no país, que é rebatida num jogo de forças que rompem fronteiras pré-estabelecidas, num momento de ingresso na pós-modernidade, considerando essa etapa não apenas como um período histórico mas também como uma fase em que as grandes teorias, responsáveis pelas “certezas” da humanidade, não são mais suficientes para a compreensão dos fenômenos sociais.;
Abstract The text has as base historical-social questions and cultural of argentine cinema, the identity questions of genre and sexuality involved in the cinematographic work, and also the communicational factors of these audiovisuality that set it up as a mode of artistic expression throught the seventh art. The study adopts a poststructuralist perspective, by authors such as Michel Foucalt, with his method of analyze the source of these subjectivity production phenomenons that constitute the social through games of truth; Gilles Deleuze, makes an analysis of the sexuality foucaultiano device and desire, showing the way that the lines of power perform the crossing on this object, and also Roland Barthes through the study of critical as a interpretative method about the look. With historical process that configures the cinema device on Argentina already definite, the identification of the ways to perform the audiovisual in the country, the realized recongnition of a new manifestation in the seventh art where it was performed the profile, besides the pre-analysis of the observables elaborated, identifies lines of escape that makes the crossing in this cinema device, identifying a place where these lines articulates in the direction of the expression of new and another subjectivities in the sphere of genre, sexuality and youth. These point of convergence/emergency will correspond to a result whereby it will understand the source of the audiovisual manifestation in the present moment in the country, that is controverted in a game of power that break pre-established borders, in a moment of entry into the post-modernity, considering these stage not as a historical period only, but also as a phase where the great theories, responsible for the ‘’certainties’’ of humanity, is no longer enough to the understanding of the social phenomenons.;
Palavras-chave Cinema argentino; Crítica; Dispositivo; Gênero; Olhar; Cinema Argentine; Criticizes; Device; Genre; Look;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-04-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4122;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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