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De bispo a presidente: a trilha de Fernando Lugo em espaços públicos e midiáticos

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Autor Foletto, Rafael;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3596870841961616;
Orientador Maldonado Gómez de la Torre, Alberto Efendy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título De bispo a presidente: a trilha de Fernando Lugo em espaços públicos e midiáticos;
Resumo A pesquisa visa problematizar e produzir conhecimento sobre o modo como o bispo católico e atual presidente paraguaio, Fernando Lugo, é construído nos espaços midiáticos brasileiros, a saber, as revistas semanais Carta Capital, Época, Isto É e Veja, bem como nas significações de intérpretes qualificados da realidade latino-americana, durante o período de maio de 2007 a julho de 2010. Assim, atentamos para aspectos históricos, políticos, culturais, midiáticos e simbólicos, que perpassam a trilha percorrida por Lugo para chegar ao poder no Paraguai. Para tanto, partimos de procedimentos exploratórios, visando contextualizar de forma ampla e aprofundada as distintas configurações e relações que fazem parte do panorama atual do Paraguai. Igualmente, buscamos compreender os diferentes elementos, componentes, matrizes e momentos biográficos, culturais e simbólicos que caracterizam Fernando Lugo. Nesse sentido, concebemos como mote da construção metodológica da pesquisa, a estruturação de um olhar amplo e integral dos processos comunicacionais de fabricação da figura do atual chefe de Estado do Paraguai, a partir da análise comunicacional dos produtos midiáticos das revistas selecionadas, atentando para os aspectos e características das mensagens e construções simbólicas de Lugo, promovidas pelas mídias investigadas. Ainda, através do mapeamento e problematização de contribuições conceituais pertinentes e da reflexão aprofundada das estratégias, lógicas e procedimentos de pesquisa de diversos autores, visualizamos três questões pertinentes para compreender o problema-objeto, a tratar, a questão da política, da produção de sentido e da cidadania comunicacional. Assim, compreendemos que o surgimento do presidente paraguaio, como uma nova figura política e midiática, aciona formas de produção simbólica das mídias observadas, não raro, atrelando-o a elementos sociais, culturais, históricos e simbólicos do contexto latino-americano, bem como a configurações particulares de cada um desses meios de comunicação. Desse modo, buscamos produzir conhecimento válido e transformador dos processos comunicacionais problematizados, contribuindo para o debate e para as pesquisas no campo das Ciências da Comunicação.;
Abstract La investigación visa problematizar y producir conocimiento sobre el modo como el obispo católico y actual presidente paraguayo, Fernando Lugo es construido en los medios de comunicación brasileños, a saber, las revistas semanales Carta Capital, Época, Isto É y Veja, así como en las significaciones de los intérpretes de la realidad latinoamericana, durante el periodo de mayo de 2007 a julio de 2010. Así, atentamos para aspectos históricos, políticos, culturales, comunicacionales y simbólicos, que parpasen el camino recorrida por Lugo para llegar al poder en Paraguay. Para tanto, partimos de procedimientos exploratorios, visando contextualizar de forma amplia y profundizada las distinguidas configuraciones y relaciones que forman parte del panorama actual de Paraguay. Igualmente, buscamos comprender los diferentes elementos, componentes, matrices y momentos biográficos, culturales y simbólicos que caracterizan Fernando Lugo. En ese sentido, concebimos como mote de la construcción metodológica de la investigación, la estructuración de un mirar amplio y integral de los procesos comunicacionales de fabricación de la figura del actual jefe de Estado de Paraguay, a partir del análisis comunicacional de los productos de las revistas seleccionadas, atentando para los aspectos y características de los discursos y construcciones simbólicas de Lugo promovidas por los medios de comunicación investigados. Aún, a través del mapeo y problematización de contribuciones conceptuales pertinentes y de la reflexión profundizada de las estrategias, lógicas y procedimientos de investigación de diversos autores, visualizamos tres cuestiones pertinentes para comprender el problema-objeto, a decir, la cuestión de la política, de la producción de sentido y de la ciudadanía comunicacional. Así, comprendemos que el surgimiento del presidente paraguayo, como una nueva figura política y mediática, acciona formas de producción simbólica de los medios observados, no raro, arelando-lo a elementos sociales, culturales, históricos y simbólicos del contexto latinoamericano, así como la configuraciones particulares de cada uno de esos medios de comunicación. Dese modo, buscamos producir conocimiento válido y transformador de los procesos comunicaciones problematizados, contribuyendo para el debate y para las investigaciones en el campo de la Ciencias de la Comunicación.;
Palavras-chave Revistas semanales brasileñas; Fernando Lugo; Paraguay; América Latina; Revistas semanais brasileiras; Fernando Lugo; Paraguai;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-03-24;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4146;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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