RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A construção da competência ética na atenção primária: o caso da enfermagem

Mostrar registro simples

Autor Schaefer, Rafaela;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5388403569420126;
Orientador Junges, José Roque;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1507037252079657;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título A construção da competência ética na atenção primária: o caso da enfermagem;
Resumo Introdução: A Reforma Sanitária Brasileira promoveu a reorganização da assistência à saúde, direcionando a organização para a descentralização dos serviços e colocando a atenção primária como porta de entrada e modelo de reorientação do sistema de saúde brasileiro. Esse movimento influenciou profundamente os processos de trabalho dos profissionais da saúde, suscitando novas demandas e desafios de ordem ética. O enfermeiro vivenciou a ressignificação de seu trabalho e precisou desenvolver competências para lidar com contextos cada vez mais complexos, abordando a saúde também com base em seus determinantes sociais e subjetivos. Nesse sentido, a competência ética pode ajudar o profissional a refletir e desenvolver habilidades para lidar com os desafios da atenção à saúde e contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado. Objetivos: Reconhecer o processo de construção da competência ética dos enfermeiros na atenção primária e quais são as possíveis fontes que contribuem para esse processo, de acordo com a percepção e a experiência dos enfermeiros. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na fenomenologia de cunho interpretativo. A coleta de dados iniciou com um questionário estruturado sobre as competências da enfermagem seguida de uma entrevista qualitativa que abordou a percepção e experiência dos enfermeiros sobre os desafios éticos e a necessária competência para responder a eles. A análise do questionário foi feita através de cálculos estatísticos simples e a análise da entrevista seguiu os passos da hermenêutica. Os instrumentos foram aplicados a 10 enfermeiros de um serviço de saúde comunitária, em Porto Alegre, RS, Brasil. Resultados: O processo de construção da competência ética aparece pautado em três eixos principais: os valores, a educação e a experiência. Discussão: Os dois primeiros eixos são condições para o terceiro que se destaca, pois permite a construção coletiva da competência ética, capaz de agregar as características individuais de cada profissional, na busca pelo bem comum, que se insere na lógica de organização da atenção primária através do trabalho em equipe e da gestão compartilhada. Os encontros multiprofissionais podem promover a construção da competência ética, principalmente se organizados como momentos de educação permanente, que incorpora o aprender e o refletir criticamente sobre a prática profissional, para desenvolver competências e melhorar o desempenho das atividades. Conclusão: Para uma prática de saúde integral, responsável e compartilhada é necessários que os profissionais atuem como equipe na busca dos mesmos objetivos construindo a competência ética de modo coletivo, para um melhor cuidado dos usuários. Para isso, os espaços de educação aparecem como importante meio para promover a construção da competência ética, entretanto, estudos empíricos são necessários para mensurar sua efetividade.;
Abstract Introduction: The Brazilian Sanitarian Reform promoted the reorganization of the health assistance, setting the organization in motion to tend away from the centralization of the services, and putting the primary health care as the admission and the model for the reorientation of the Brazilian Health System. This movement influenced deeply the health work processes, raising new demands and ethic challenges. The nurses experiment new patterns in their work, needing to develop competences to deal with a more complex context, because they need to approach health also from social and subjective determinants. In this sense, ethical competence can help the professional to consider and develop skills to deal with the challenges of the health attendance and to contribute with the improvement of the quality of care. Objective: To recognize the process of constructing the ethical competence of primary care nurses and which are the possible sources contributing to this process according to their perceptions and experiences. Methodology: This is a qualitative research based on interpretative phenomenology. The data collection started with a questionnaire about nursing competences, followed by a qualitative interview about the perceptions and experiences as to ethical challenges and the competences needed to answer to them. The analysis of the questionnaire proceeded by a simple statistical estimate and the interpretation of the qualitative data followed steps of hermeneutics. The methodological instruments were applied to 10 nurses of a communitarian health service in Porto Alegre, RS, Brazil. Results: The process of construction of the ethical competence appear linked to three axles: values, education and experience. Discussion: The two first axles are condition for the third one, which is most important, since it permits the collective construction of ethical competence, able to add the individual characteristics of every professional in a common good which is necessary to the logics of the primary care organization through team work and sharing management. The multi professional meetings can promote the construction of the ethical competence, mainly if they are organized as time for permanent education, that incorporate the learning and reflecting critically on the professional practice to develop competences and to improve the performance of the activities. Conclusion: For the integral, responsible and sharing practice of health, it is necessary that professionals act as a team in the search of the same objectives, constructing collectively the ethical competence for a better care of users. In this sense, it is important to reserve time of the team meeting for the construction of this competence, although empirical studies are needed to measure its effectiveness.;
Palavras-chave Atenção primária à saúde; Competência profissional; Ética; Educação em saúde; Primary health care; Professional competence; Ethics; Health education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Saúde Coletiva;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-08-01;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4187;
Programa Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística