RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Workshops em design espaços de aprendizagens e geração de conhecimentos

Mostrar registro simples

Autor Fraga, Eliara dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5266122973452316;
Orientador Scaletsky, Celso Carnos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Workshops em design espaços de aprendizagens e geração de conhecimentos;
Resumo A intensificada concorrência desencadeada pela era da informação tem gerado novos desafios às empresas e profissionais. O design mostra-se como uma área que tem contribuído para entender e atuar sobre as demandas contemporâneas, destacando-se pela capacidade de criar valor para empresas e consumidores. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta a investigação realizada sobre uma ferramenta de design - workshop, tendo como objetivo compreender os processos que acontecem no Workshop em Design Estratégico, a partir do pressuposto que esse instrumento pode ser associado a processos de aprendizagem e geração de conhecimentos. O estudo consistiu na articulação entre referencial teórico e pesquisa empírica - composta pela observação de quatro workshops realizados na Escola de Design Unisinos, nos anos de 2009 e 2010, e pela realização de seis entrevistas com profissionais ligados ao ensino de design, na mesma instituição. Os resultados apontam que o workshop em design consiste em uma sessão de projeto concentrada, intensa e criativa, com uma estrutura intencionalmente projetada e um grupo específico de atores, entre os quais se destacam coordenadores, ministrantes e participantes. As etapas (problem setting, problem solvin, visualizing), que objetivam o entendimento do problema, a busca por soluções e a visualização dos concepts, promovem reflexão individual e coletiva, articulação entre teoria e prática, conflitos e resultados - que podem ser tangíveis (concepts apresentados) ou intangíveis (experiência que os participantes vivenciaram). Assim, o entrelaçamento dos saberes/conhecimentos prático-reflexivos (tácitos) com os saberes/conhecimentos científico-racionais (explícitos) dos participantes, torna o Workshop em Design Estratégico um espaço profícuo para aprendizagens e geração de conhecimentos.;
Abstract The heightened competition unchained by the era of the information has been generating new challenges to the companies and professionals. The design is shown as a field that has been contributing to understand and act on the contemporary demands, standing out for the capacity to create value for companies and consumers. In that perspective, the study presents the investigation accomplished on a design tool - workshop, having as objective to understand the processes that happen in the Workshop in Strategic Design, implying that this instrument can be associated to learning processes and generation of knowledge. The study comprises the connection between theoretical reference and empirical research - composed by the observation of four workshops accomplished at Unisinos’ Design School, in 2009 and 2010, and six interviews made with professionals involved with Design teaching, in the same institution. The results show that the workshop in Design consists in a concentrated, intense and creative project session with a structure intentionally planned and a specific group of players, among which stand out coordinators, people that make speeches and participants. The stages (problem setting, problem solving, visualizing), that aim the problem understanding, the search for solutions and the concepts visualization, promote individual and collective reflection, connection between theory and practice, conflicts and results - that can be tangible (presented concepts) or intangible (participants experience). Therefore, the interweaving of the practical and reflexive knowledge (tacit) with the scientific and rational knowledge (explicit) of the participants turns the Workshop in Strategic Design an useful space for learning and generation of knowledge.;
Palavras-chave Geração de conhecimento; Processos de aprendizagem; Workshops em design; Processo de projeto; Design; Generation of knowledge; Learning processes; Workshops in design; Process of project;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-03-28;
Agência de fomento Banco Santander / Banespa;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4221;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística