RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial

Mostrar registro simples

Autor Silva, Max Roberto da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6360239650349721;
Orientador Kronmeyer Filho, Oscar Rudy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3594298886606583;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial;
Resumo O segmento de transporte rodoviário de cargas se caracteriza pela competição acirrada, devido ao excesso de oferta de transportadores, ocasionada pelas baixas barreiras de entrada, fatores que contribuem para que as empresas do setor tenham uma baixa rentabilidade. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo propor um quadro referencial no processo de planejamento e gestão estratégica para utilização por empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com profissionais de empresas do setor para identificar as ferramentas de gestão e planejamento estratégico que essas empresas utilizam. Após, buscou-se identificar as características do setor com o objetivo de verificar ferramentas de gestão e planejamento estratégico que possuem maior aderência ao setor para a composição do quadro referencial. Analisando-se as ferramentas utilizadas pelas empresas pesquisadas, observou-se que essas empresas utilizam ferramentas tradicionais e consolidadas de gestão e planejamento estratégico, que não privilegiam a busca pela inovação de valor em suas propostas. Com a análise realizada nas empresas pesquisadas do setor, identificou-se a importância da utilização no processo de gestão e planejamento estratégico de ferramentas que propiciem inovação em seus modelos de negócios para que as empresas consigam diferenciar-se da concorrência na busca de novos mercados, de novas demandas e de novas ofertas de valor. A partir deste diagnóstico, utilizando-se um conjunto de ferramentas tradicionais e já conhecidas pelas empresas e de ferramentas que propiciam e privilegiam os processos de inovação de valor, propôs-se o quadro referencial de gestão e planejamento estratégico para empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Este quadro referencial foi submetido a especialistas do setor e avaliado por esses em um processo de análise crítica, cujos resultados foram satisfatórios, reforçando a pertinência e validade do quadro referencial como elemento condutor para a inovação de valor nas empresas do transporte rodoviário de cargas.;
Abstract The road transportation segment is characterized by fierce competition due to oversupply of carriers caused by low entry barriers, factors that contribute for the companies operating in this sector to have low profitability. The objective of this master’s dissertation is to propose a benchmark in the planning process as well as the strategic management to be eventually utilized by cargo transportation companies. At first, interviews were conducted with the industry professionals to identify which management and strategic planning tools such companies utilize. Then we attempted to identify the characteristics of the sector in order to identify which management and strategic planning tools have greater adherence to the sector in order to create the benchmark. When such tools utilized by the interviewed companies were analyzed it was noted that the companies utilize traditional and consolidated management and strategic planning tools and do not look for value innovation in their environments. With such analysis we noticed the importance to utilize tools in the companies’ management and strategic planning processes that lead to innovation in their business models, in order for such companies to gain a differential in relation to their competition when searching for new markets, new demands and new value offers. From such diagnosis, by utilizing a traditional set of tools already utilized by most companies as well as new tools that provide and privilege the value innovation processes, a benchmark for management and strategic planning for companies in the road transportation sector was proposed. This benchmark was submitted to and evaluated by industry specialists in a review process, which results were satisfactory, reinforcing the relevance and validity of the benchmark as conductive frame of reference to value innovation in enterprises of road cargo transportation.;
Palavras-chave Business model generation; Estratégia; Planejamento estratégico; Transporte rodoviário; Inovação de valor; Strategy; Strategic planning; Road transportation; Value innovation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-04-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4371;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística