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Capital social e o nível desenvolvimento da educação básica no estado do Rio Grande do Sul

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Autor Borghetti, Júlio César;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9994231800432347;
Orientador Alves, Tiago Wickstrom;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Capital social e o nível desenvolvimento da educação básica no estado do Rio Grande do Sul;
Resumo O desempenho da educação brasileira tem sido acompanhado de perto pela sociedade, que atenta ao quesito da qualidade, observa os indicadores de rendimento (Exame Nacional do Ensino Médio, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) que justificam os investimentos públicos e privados na área. Na literatura foram identificados possíveis fatores que afetariam os indicadores de avaliação da educação, chegando a hipótese de o capital social. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar se o capital social exerce impacto no desempenho dos alunos nas provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para tal, foi estimado por mínimos quadrados ordinários o modelo de regressão linear clássico onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é variável dependente e o capital social é a variável independente e de interesse. Os dados foram obtidos na Relação Anual de Informações Sociais, Fundação de Economia e Estatística, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Como resultado, observou-se que 15,16% das variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica são explicadas pelo capital social e variáveis de controle. Ademais, o capital social apresentou-se como variável dependente significativa, corroborando assim o objetivo posto.;
Abstract The performance of Brazilian education has been closely monitored by society, who intently to the question of quality, observes the performance indicators (National High School Exam, Index of Basic Education Development, National Survey of Student Performance) that justify the investments public and private area. In the literature identified potential factors that could affect the evaluation indicators of education, reaching the capital hypothesis. Thus, the goal of research is to analyze whether social capital has an impact on student performance on tests of Development Index of Basic Education. To this end, it was estimated by ordinary least squares regression model where the classical linear Development Index of Basic Education is the dependent variable and capital is the independent variable and interest. Data were collected in the Annual Social Information Foundation of Economics and Statistics, Institute of Geography and Statistics. As a result, it was observed that 15.16% of the variations Development Index of Basic Education are explained by capital and control variables. Moreover, the share capital was presented as dependent variable significant, thus confirming the goal post.;
Palavras-chave Development of education; Social capital; Rio Grande do Sul; Capital social; Desenvolvimento da educação;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4546;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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