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Padrão tecno-estético e mercado televisivo: um estudo sobre a Rede Record de Televisão

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Autor Barbosa, Rafaela Chagas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7729712067053864;
Orientador Brittos, Valério Cruz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0609701629182355;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Padrão tecno-estético e mercado televisivo: um estudo sobre a Rede Record de Televisão;
Resumo Esta pesquisa investigou o posicionamento estratégico da Rede Record de Televisão no mercado brasileiro de TV aberta, tendo como aporte teórico-metodológico basilar a Economia Política da Comunicação (EPC), que foi articulada com outras teorias do âmbito comunicacional ao longo do texto dissertativo. Esta análise permitiu observar que o grupo estudado compete com o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) pelo segundo lugar no cenário televisivo; no entanto, na faixa do prime time, a Record manteve a vice-liderança no período da pesquisa. Tal projeção foi sustentada pela retomada produtiva da cabeça de rede na esfera jornalística e de teleficção. Outra circunstância que interveio no processo estratégico da Rede Record foi o investimento extramídia, com repasse de verba não convencional ao do mercado publicitário, feito pela Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo informações avaliadas nesta pesquisa, tal investimento corresponderia a aproximadamente R$ 400 milhões por ano, referentes à compra de horários no período da madrugada. Ainda foi observado que o padrão produtivo do objeto estudado entende o telejornalismo como o principal produto para desenhar sua ascensão nacional. A rede realiza ao todo seis telejornais, e as praças produzem de quatro a cinco produtos jornalísticos por dia. Dada essa importância do telejornalismo para a emissora, a investigação se propôs a caracterizar o padrão tecno-estético da Rede Record por meio do seu principal produto jornalístico, o Jornal da Record (JR), e do atual conceito editorial do jornalismo da rede, jornalismo verdade. Assim, foi possível apreender que as “verdades jornalísticas” contidas no JR são construídas, por exemplo, através da utilização da passagem ao vivo com certa frequência em eventos convencionais e o predomínio da editoria de Polícia/Segurança Pública nos fatos noticiados pelo JR.;
Abstract The present research investigated Rede Record de Televisão’s (Record Television Network) strategic positioning in the public-access TV Brazilian market. The basic theoretical-methodological contribution to this work was the Political Economy of Communication (PEC), which was connected to other communication theories throughout the expository text. This analysis revealed that the group studied competes with SBT, standing for Sistema Brasileiro de Televisão ( Brazilian Television System), for the second place in the television scenario. However, Record TV Network maintained the second position in primetime viewership during the research. This projection is supported by the network head’s resumption of production in the television fiction and journalistic spheres. Another circumstance which influenced on Record Network strategic process was the investment derived from outside the media. This investment came from funds not common to the advertising market, transferred by Igreja Universal do Reino de Deus (Universal Church of the Kingdom of God). According to information assessed herein, the mentioned investment would be equivalent to about R$ 400 million per year, and it is related to the purchase of predawn airtime. It has also been observed that the production pattern of the object of study considers telejournalism as the main product to shape its rising nationally. The TV network broadcasts six news programmes altogether, and the affiliates produce 4 to 5 journalistic products a day. Due to the importance of telejournalism to the network, the present investigation proposes to characterize Record TV Network’s aesthetic and technical pattern through its main journalistic product, O Jornal da Record (Record News), and through the current network’s journalism editorial concept, a factual journalism rather than a more reflective or analytical one. Thus, it could be apprehended that the ‘journalistic truths/facts’ in the news programme are based on, for instance, frequent live broadcasting parts in conventional events; and, also, on the predominance of reports on the Police and Public Safety events.;
Palavras-chave Rede Record de Televisão; Telejornalismo; Padrão tecno-estético; Igreja Universal do Reino de Deus; Record Television Network; Telejournalism; Aesthetic and technical pattern; Universal Church of the Kingdom of God;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011;
Agência de fomento FORD - Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4561;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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