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Internacionalização do Banco do Brasil: um estudo de caso dos fatores motivadores para aquisição do Eurobank

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Autor Venturin, Gianfrancesco Teribele;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0183515685657651;
Orientador Maldaner, Luís Felipe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9245985025486395;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Internacionalização do Banco do Brasil: um estudo de caso dos fatores motivadores para aquisição do Eurobank;
Resumo Os anos recentes presenciaram uma grande onda de fusões e aquisições no sistema financeiro, motivadas por fatores diversos como: expansão para novos mercados, diversificação de fontes de receita e até mesmo, por oportunidades de negócios decorrentes de crises financeiras. Neste cenário, optou-se por analisar quais foram os fatores determinantes no movimento de internacionalização do Banco do Brasil, quando de sua entrada como banco de varejo com atuação local nos Estados Unidos, através da aquisição do Eurobank. Tal estudo adquire relevância quando considerado o histórico incremental de internacionalização do Banco do Brasil, com movimentos normalmente convergentes com a Escola de Uppsala e o modelo comportamental, o que cria um contraponto com a operação de investimento estrangeiro direto, cujo suporte teórico reside no modelo econômico. Esta dissertação é um estudo de caso qualitativo, do tipo descritivo, aplicado ao Banco do Brasil S.A. no contexto da aquisição do Eurobank no estado da Flórida, nos Estados Unidos, com sua posterior transformação em Banco do Brasil Americas. Como método de investigação, a coleta de dados foi feita por meio de múltiplas fontes de evidência como: entrevistas com gestores de alto nível estratégico e da direção do Banco do Brasil e do Banco do Brasil Americas, questionário, pesquisa documental e bibliográfica além de observação direta. Com embasamento na revisão teórica do tema foi desenvolvida a análise dos dados e a construção final do trabalho. O estudo descreveu o histórico de internacionalização do Banco do Brasil e identificou os seus principais meios de atuação no exterior. Posteriormente, foi verificada a convergência da aquisição do Eurobank com as correntes teóricas estudadas, quais sejam: Paradigma Eclético, Escola de Uppsala e Teoria das Redes de Relacionamento. Foram identificados pontos de convergência no histórico de internacionalização do Banco do Brasil com a Escola de Uppsala e com a Teoria das Redes de Relacionamento, no entanto, o Paradgima Eclético mostrou-se mais próximo à operação estudada. Por fim, foram identificados e relacionados os fatores determinantes para aquisição do Eurobank, sendo estes: (1) a existência de grande comunidade brasileira na região alvo (2) viabilizar complemento ao portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo banco nos Estados Unidos (3) estratégia de diversificação de riscos e fontes de receita (4) ampliar competências e aprimorar gestão através da troca da experiências (5) intenção de permanência e expansão de médio e longo prazo no mercado norte americano.;
Abstract The recent years have witnessed a wave of fusions and acquisitions in the financial system, motivated by a number of factors such as: to expand to new markets, to diversify income sources, and even for business opportunities due to financial crisis. In this scenario, we chose to analyze which were the determinant factors to internationalize Banco do Brasil when it became a bank with local operation in the United States through the acquisition of the Eurobank. Such study is relevant when we consider the historical internationalization increment of Banco do Brasil, usually moving in convergence with the Uppsala School and the behavioral model. It creates a counterpoint to the operation of foreign direct investment, which technical support resides in the economic model. The present dissertation is a qualitative case study; descriptive, applied to the Banco do Brasil S.A. in the context of the acquisition of Eurobank in the state of Florida, in the United States, with its posterior transformation in Banco do Brasil Americas. As the investigation method, data were collected from multiple evidence sources such as: interviews with high level strategic and operational representatives from Banco do Brasil and Banco do Brasil Americas, questionnaires, document and bibliographical research, and direct observation. Data analysis and the final construction of the dissertation were based on the theoretical review of the theme. The study described the internationalization history of Banco do Brasil and identified its main foreign operation areas. Later, we verified the acquisition convergence of Eurobank with the studied theoretical currents, that is: Eclectic Paradigm, School of Uppsala and the Networks Theory. We identified convergence points in the internationalization history of Banco do Brasil with the School of Uppsala and the Network Theory. However, we found that the Eclectic Paradigm was closest to describe the operation we studied. Finally, we identified and elaborated the determinant factors for the Eurobank acquisition, which were: (1) the existence of a large Brazilian community in the target region, (2) to enable a complement to the product and service portfolio offered by the bank in the United States, (3) a strategy to diversify risks and income sources, (4) to widen competences and improve management through experience exchange, and (5) the intention of settling and expanding in the American market in the medium and long term.;
Palavras-chave Internacionalização bancária; Aquisição; Investimento estrangeiro direto; Banco do Brasil; Banking internationalization; Acquisition; Foreign direct investment; Bank of Brazil;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4576;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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