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Análise da orientação à cadeia de suprimentos de um terminal de containers: um modelo para gestão de diferentes níveis estratégicos de relacionamento.

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Autor Branco, Murilo Vidal;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8818785586243863;
Orientador Teixeira, Rafael;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5768027040780831;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Análise da orientação à cadeia de suprimentos de um terminal de containers: um modelo para gestão de diferentes níveis estratégicos de relacionamento.;
Resumo São crescentes os estudos voltados para o desenvolvimento de estratégias de integração e orientação à cadeia de suprimentos. Porém, a especificidade de cada cadeia exige que estudos sejam delineados conforme as características de cada indústria. Este trabalho pretende apresentar um modelo que auxilie na gestão de relacionamentos estratégicos de um terminal de containers, com base em conceitos relacionados a orientação à cadeia de suprimentos. O modelo é originado a partir da extensão do modelo de integração proposto por Lambert et al. (1998) e do modelo de mensuração da integração dos terminais portuários, desenvolvido por Song e Panayides (2007) e Panayides e Song (2008). Nesta proposta, são delimitados 3 diferentes níveis de relacionamento estratégico: monitoramento, mediação e criação de soluções, desenvolvidos a partir da inteligência de mercado que baliza os relacionamentos chave dimensionados pela estratégia do terminal portuário. O presente estudo propõe a aplicação do modelo desenvolvido no Tecon Rio Grande, terminal de containers do Porto de Rio Grande, a partir de duas etapas de pesquisa. A primeira etapa é uma pesquisa quantitativa e serviu para dimensionar a aderência entre a estratégia de orientação à cadeia da organização com relação aos seus relacionamentos chave, identificando possíveis discrepâncias. Nesta primeira etapa é apresentado o mapa de orientação ao relacionamento estratégico, ferramenta fundamental para análise. A segunda etapa trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada para identificar os motivos das distorções apontadas pelos usuários chave da cadeia. Os resultados empíricos encontrados nas duas etapas da pesquisa demonstram que o modelo estendido apresentado alcança seu objetivo de identificar a OCS percebida e as variações aos diferentes níveis de relacionamento estrtégico, resultando como ferramenta para gestão de relacionamentos chave de terminais portuários.;
Abstract There are increasing studies focused on the development of integration strategies and guidance to the supply chain. However, the specificity of each chain requires studies delineated according to the characteristics of each industry. This work intends to present a model that assists in managing strategic relationships of a container terminal, based on concepts related to supply chain orientation. The model is derived from the extent of the integration model proposed by Lambert et al. (1998) and the measurement model of the integration of port terminals, developed by Song and Panayides (2007) and Panayides and Song (2008). At this model are defined three different levels of strategic relationships: monitoring, mediation and creating solutions developed from market intelligence and targeted to key relationships scaled by the strategy of the port terminal. This study proposes to apply the model developed in Tecon Rio Grande, container terminal at the Port of Rio Grande, from two stages of research. The first step is a quantitative research and served to scale the adhesion between the chain orientation strategies of the organization with respect to their key relationships, identifying possible discrepancies. In this first step is also presented the map of the strategic relationship orientation, a fundamental tool for analysis. The second stage it is a qualitative research conducted to identify the reasons for the distortions noted by the chain members. Empirical results demonstrate that the extended model presented can be used as a tool for management of key relationships.;
Palavras-chave Market intelligence; Port terminal; Port management; Supply chain orientation; Supply chain management; Inteligência de mercado; Gestão de relacionamentos chave; Gestão portuária; Orientação à cadeia de suprimentos; Gestão da cadeia de suprimentos;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-03-25;
Agência de fomento Tecon Rio Grande;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4613;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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