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Estratégias de internacionalização das empresas calçadistas brasileiras: uma análise sob as perspectivas da indústria, recursos e instituições

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Autor Calixto, Cyntia Vilasboas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0184652955690952;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias de internacionalização das empresas calçadistas brasileiras: uma análise sob as perspectivas da indústria, recursos e instituições;
Resumo A indústria calçadista brasileira tem perdido sua competitividade no mercado internacional em função da concorrência com as empresas asiáticas. Sendo assim, muitas empresas precisaram avaliar formas sustentar-se neste e/ou repensar seu posicionamento. Para tanto, formularam suas estratégias de internacionalização atendendo este contexto. Esta dissertação visa a analisar a configuração das estratégias de internacionalização de diferentes empresas calçadistas brasileiras, com base na análise da influência da indústria, das capacidades organizacionais e das instituições - os três elementos do tripé estratégico. Assim, a análise deste trabalho foi direcionada na compreensão de cada elemento do tripé e sua relação na configuração estratégica das empresas calçadistas ao buscar o mercado externo. Para isso, desenvolveu um estudo de caso incorporado, entrevistando executivos de quadro empresas calçadistas brasileiras. De forma complementar, entrevistaram-se cinco instituições, para ampliar o conhecimento sobre estas entidades e sua atuação em relação às empresas. No intuito de atender o objetivo central deste estudo, desenvolveu-se um instrumento para avaliar a possível influência dos elementos do tripé estratégico na formulação da estratégia empresarial. Esse artefato auxiliou na compreensão da influência de cada um dos elementos, e os resultados demonstraram que as categorias selecionadas encontraram verificação empírica, em sua grande maioria. O estudo ainda contribuiu ao identificar a interação entre os três elementos do tripé na formulação da estratégia, que não é apresentado no modelo original. Ou seja, um componente do elemento do tripé pode refletir na ação de outro elemento, sugerindo a interação entre os mesmos. Durante a análise dos dados verificou-se que existem fatos ou ações que podem ser explicados por diferentes elementos do tripé, dependendo do interesse do estudo.;
Abstract The Brazilian footwear industry has decreasing its competitiveness recently mainly due to the emerging of the Asian related industry. Thus, many companies need to find ways to sustain themselves in the market, as well as re-evaluate their positioning. In order to do so, these companies have planned their internationalization embracing this new process. This dissertation intends to analyze the internationalization strategy configuration of different Brazilian footwear companies, based on the analysis of the influence in the industry, on the organizational capabilities and the institutions perspectives. Therefore, this study was directed to comprehend each of the elements of the strategic tripod and its relation to strategy configuration of the footwear industry when seeking overseas markets. It then developed an incorporated case study, interviewing executives of four Brazilian companies. Complementary, five institutions related to the sector were interviewed, in order to widen the knowledge about these entities and how they interact with the industry. With the intention to fulfill the goal of this study, we created an instrument entitled to evaluate the possible influence of the elements of the strategy tripod in the forming of the entrepreneurial strategy. This tool has helped to understand the influence of each of the elements, and the results have demonstrated that the selected categories met empirical verification, in its majority. The study also contributed to the literature on identifying the interaction among the tripod’s elements in the strategic configuration, aspect that was not covered in the original model. This interaction means that the component of one element from the tripod could reflect in other element’s action, suggesting their interaction. During the data analysis, it as verified that some actions could be explained by more than one tripod’s element, depending on the study interest.;
Palavras-chave Institution based view; Strategy; International trade; Visão baseada em instituições; Estratégia; Negócios internacionais;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-02-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4675;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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