RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Brasil, a terra prometida: um estudo sobre a adaptação do imigrante haitiano no Estado do Rio Grande do Sul através da cultura do consumo

Mostrar registro simples

Autor Haupenthal, Fernanda Lermen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3021854287769518;
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Brasil, a terra prometida: um estudo sobre a adaptação do imigrante haitiano no Estado do Rio Grande do Sul através da cultura do consumo;
Resumo A partir de 2010 um fenômeno vem se intensificando no Brasil: a vinda de haitianos. O objetivo desta dissertação é entender o papel das escolhas e práticas de consumo no processo de aculturação dos haitianos no Rio Grande do Sul. O estudo fundamenta-se na abordagem de Cultura do Consumo. A metodologia utilizada para este trabalho foi de natureza interpretativista, um pesquisa qualitativa através de entrevistas em profundidade, observações participantes e análise da mídia popular. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa envolvem consumir por consumir, desconhecendo o significado, a possibilidade de negociar e não controlar a adaptação pelo consumo, à cultura do assistencialismo, o desequilíbrio das escolhas e práticas de consumo, a prática comum e próxima e finalmente, a prisão de consumo.;
Abstract From 2010 a phenomenon has intensified in Brazil: the coming of Haitians. The objective of this dissertation is to understand the role of choices and consumption practices in the acculturation of Haitians in Rio Grande do Sul The case study is based on the approach of Consumer Culture. The methodology used for this study was interpretive nature a qualitative research through in-depth interviews, participant observation and analysis of social media. The main findings of this study involve consuming for consuming, not knowing the meaning, the ability to negotiate and not control the adaptation by consumption, the culture of philanthropy, the imbalance of choices and consumption practices, the common practice and next and finally the prison consumption.;
Palavras-chave Haitianos; Imigrantes; Cultura do consumo; Aculturação; Haitians; Immigrants; Consumer culture; Acculturation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-08-25;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4692;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística