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Desenvolvimento de capital social organizacional em um projeto interorganizacional no terceiro setor

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Autor Tondolo, Rosana da Rosa Portella;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6462987344863578;
Orientador Bitencourt, Claudia Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7715385604038814;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de capital social organizacional em um projeto interorganizacional no terceiro setor;
Resumo O objetivo principal desta tese é compreender como o capital social organizacional é desenvolvido em um projeto interorganizacional realizado no Terceiro Setor. O Terceiro Setor se desenvolveu a partir da necessidade social, uma vez que o setor público não atende as necessidades da população. Assim, as organizações que compõem este setor surgiram com o propósito de buscar alternativas aos mais diversos problemas sociais. Por apresentar uma lógica distinta, uma vez que são organizações privadas que prestam serviços públicos, este setor apresenta peculiaridades, principalmente no que tange à gestão. A fim de colaborar para a compreensão deste setor, foi investigado um projeto interorganizacional composto por 100 atores oriundos dos três setores, e gerenciado por uma organização não governamental. Esta pesquisa utilizou o capital social organizacional (CSO) como lente teórica e o terceiro setor como contexto. Nesse sentido, este estudo compreende o CSO como um beneficiador, tanto no acesso ao recurso externo como no desenvolvimento de processos internos, sendo considerado um importante componente na formação, contratação e gestão de organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. Para a realização deste estudo de caso único foram adotados como procedimentos metodológicos uma pesquisa de métodos mistos, a qual apresentou 3 etapas: qualitativa exploratória, quantitativa exploratória e qualitativa descritiva. As etapas qualitativas utilizaram a análise de conteúdo como técnica de análise de dados, enquanto a etapa quantitativa realizou a análise de conglomerados, seguidas pelos testes nãoparamétricos de Kruskal-Wallis e Wilcoxon-Mann-Whitney. Esta tese contribui para o avanço no estudo do capital social, por meio da sugestão de uma quarta dimensão para a compreensão do desenvolvimento do capital social organizacional no Terceiro Setor, ou seja, para a compreensão do CSO no contexto do Terceiro Setor devem ser utilizadas quatro dimensões (estrutural, cognitiva, relacional e mobilizadora), sendo a última proposta por este estudo. A par da importância dos recursos e capacidades para as organizações do Terceiro Setor, a dimensão mobilizadora surge como uma forma alternativa de perceber o CSO. Nesse sentido, é vista como capacidade, atuando na mobilização e compartilhamento dos recursos que são capacidades fundamentais para as organizações desse setor. Os resultados sugerem que: (i) o desenvolvimento do CSO está alicerçado nas relações e nos seus níveis de maturidade, assim percebeu-se que o desenvolvimento de CSO em projetos interorganizacionais desenvolvidos no Terceiro Setor perpassa por quatro níveis de maturidade das relações, que são: Laços, Interações, Confiança e Compartilhamento de Recursos; (ii) a compreensão e as práticas desenvolvidas pelas organizações em relação ao compartilhamento de recursos dependem do nível de CSO apresentado pela organização social; (iii) Dimensão Mobilizadora pode ser vista como uma capacidade organizacional das organizações sociais, desenvolvida durante a trajetória organizacional e apresentando-se fortemente vinculada às peculiaridades das organizações que integram este setor; (iv) a compreensão do desenvolvimento do CSO no contexto do Terceiro Setor se dá a partir do framework proposto por este estudo, contendo a inclusão da Dimensão Mobilizadora.;
Abstract The main objective of this dissertation is to understand how organizational capital is developed in an inter-organizational project undertaken in the Third Sector. Third Sector has developed from social needs, since the public sector does not meet the requests of the population. Thus, organizations that comprise this sector have emerged with the purpose of seeking alternatives to several social issues. For presenting a distinct logic, since they are private organizations that provide public services, this sector presents peculiarities, especially regarding management. In order to contribute to the understanding of this sector, we investigated an inter-organizational project comprised of 100 actors coming from the three sectors, and managed by a nongovernmental organization as well. This research used the organizational social capital (OSC) as the theoretical lens and the third sector as context. Therefore, this study recognize the OSC as a benefactor, both in access to external resources as in the development of internal processes, being considered an a central component in training, hiring and management of public, private and nonprofit organizations . For the accomplishment of this single case study, it was adopted mixed research methods aproach, which showed three stages: exploratory qualitative, exploratory quantitative, and descriptive qualitative. Qualitative stage have used content analysis technique, while quantitative stage have performed cluster analysis, followed by non - parametric Kruskal- Wallis and Wilcoxon - Mann – Whitney tests . This dissertation contributes to the improvement in the study of social capital through the suggestion of a fourth dimension to understanding the development of organizational social capital in the Third Sector, in other words, for the understanding of the OSC in the context of the Third Sector should be employed four dimensions (structural, cognitive, relational and mobilizing), being the latter proposed by this study. Combined with the role of resources and capabilities to organizations of the Third Sector, the mobilizing dimension emerges as an alternative way for perceiving the OSC. Consequently, it is seen as capability, acting in the mobilization and resource sharing, which are critical capabilities to the organizations from third sector. The results suggest that : ( i ) the development of the OSC is grounded in relationships and in their levels of maturity, thus it was realized that the development of OSC in interorganizational projects developed in the Third Sector permeates through four levels of maturity of relations, which are : Ties , Interactions , Trust and Resource Sharing; (ii) the understanding and the practices developed by organizations regarding resource sharing depends on the level of OSC presented by a social organization , (iii) The mobilizing dimension can be seen as an social organization capability , developed throughout the organizational path and being strongly linked to the peculiarities of the organizations that comprise the third sector, (iv) the understanding OSC development in the context of the third sector is given from the framework proposed by this study, encompassing the mobilizing the dimension .;
Palavras-chave Capital social organizacional; Terceiro setor; Projeto interorganizacional; Organizational social capital; Third sector; Interorganizational project;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2014-03-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4794;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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