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Motivações para o trabalho voluntário sob a perspectiva do indivíduo: um estudo de caso na ONG Junior Achievement

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Autor Gemelli, Cátia Eli;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0289910263194536;
Orientador Bitencourt, Claudia Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7715385604038814;
Co-orientador Santos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3333968586952990;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Motivações para o trabalho voluntário sob a perspectiva do indivíduo: um estudo de caso na ONG Junior Achievement;
Resumo O Terceiro Setor surgiu como resposta aos diversos tipos de problemas sociais decorrentes de crises, estruturais e conjunturais e busca atender às necessidades sociais não supridas pelo Estado e nem pelas empresas. As Organizações sem fins lucrativos (ONGs) que constituem esse setor dependem, em grande parte, do voluntariado para a realização das suas atividades. As mudanças nos contextos do mercado de trabalho vivenciadas nas últimas décadas atingem também essas organizações, aumentando a sua preocupação com a atração e a retenção desses voluntários. Para que consigam melhorar o seu processo de recrutamento e ter sucesso na permanência desses indivíduos em atividade, essas organizações precisam conhecer quais são as motivações que os levam à se voluntariarem. Percebeu-se que esses indivíduos se mostram mais satisfeitos e dispostos a permanecerem na atividade voluntária quanto maior a congruência entre as suas expectativas e as experiências reais no trabalho. Diversas ONGs que possuem projetos de longa duração começaram a identificar em seu grupo de voluntários indivíduos que participaram do projeto como alunos e agora retornam ao mesmo para atuarem como voluntários. Com estas perspectivas, este estudo buscou investigar como as motivações para o trabalho voluntário podem variar entre indivíduos que foram beneficiados por um projeto de ação voluntária durante sua trajetória escolar, em comparação com indivíduos que não vivenciaram esta experiência. A partir da questão de pesquisa e à luz do referencial teórico propôs-se um framework integrando as categorias e considerando todas as dimensões de motivações existentes para a realização do trabalho voluntário: Pessoais, Sociais, Profissionais e Ideológicas. Definiu-se como objeto de estudo o projeto de maior duração desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul por uma ONG atuante em todo o país. Para o estudo utilizou-se a metodologia quali-quanti, organizada em duas fases distintas e que alimentavam a etapa subsequente. Na primeira fase, qualitativa, composta por entrevistas e coleta de dados secundários, a pesquisadora procurou compreender o contexto do projeto e identificar o surgimento de novas categorias além daquelas propostas pelo framework. Os resultados serviram como subsídio para a elaboração do instrumento de pesquisa da segunda fase, de caráter quantitativo, na qual se buscou, por meio da análise de correlação bivariada e multivariada, identificar e compreender as possíveis relações entre as motivações do voluntário e a sua participação anterior como beneficiário do projeto. Os resultados demonstram que a participação como beneficiário do projeto não interfere significativamente nas motivações do indivíduo voluntário. Identificou-se porém que a escolaridade tem correlação significativa com direção negativa com algumas subcategorias de motivações. O fator de motivação mais destacado pelos voluntários participantes da pesquisa foi a Reciprocidade, subcategoria proposta pelo framework desenvolvido por esse estudo.;
Abstract The third sector has emerged as an answer to different kinds of social problems caused by structural critical state and search to meet the social needs that the state doesn’t cover and not even the companies. Non-Governmental Organizations (NGOs) that are part of this sector depend on volunteering work to realize their activities. The labor market has suffered changes in its context in the past decades that somehow affected these organizations, increasing their worries with attraction and retention of volunteers. To make the recruiting process better, and to have success in maintaining these individuals in action, these organizations need to know what are the motivations and what was the main reason or reasons that made them to be volunteers. Results have shown that these individuals are more satisfied and willing to keep on their volunteering activities, when their expectations and real experiences are fulfilled. Many NGOs that have long duration projects start identifying in their peer group, individuals that have participated as students in their previous projects and now return as volunteers. With these perspectives, this study searched to investigate how volunteering work motivation can vary among beneficiaries who have participated in a volunteering project during the educational path, in comparison with individuals who have not gone through it. Based on researching and using theoretical background, a framework has been proposed, integrating categories and considering all the dimensions and their motivations to realize the volunteering work: Personal, Social, Professional and Ideology. A project of long duration was chosen as an object of study, developed in Rio Grande do Sul State by a NGO that operates in the whole country. In the study, it was used a qualitative-quantitative approach, organized in two distinct phases able to feed the subsequent phase. The first phase, qualitative, consisting of interviews and secondary data collection, the researcher tried to comprehend the project context and identify the appearance of new categories, besides the ones already proposed by the framework. The results served as subside to create an instrument of researching to the second phase of quantitative character that searched by bivariate and multivariate analysis correlation, identifying and comprehending possible relations between volunteering motivations and their prior participation as beneficiaries of the project. The results have shown that participation as beneficiary of the project doesn’t interfere significantly in the individual’s motivations as volunteer. It was identified that schooling has a significant correlation with negative direction in some subcategories of motivations. Motivation factor more considered by volunteering participants were reciprocation, subcategory proposed by the framework developed to this study.;
Palavras-chave Motivações; Voluntariado; Terceiro setor; Motivation; Volunteer; Third sector;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-05-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4886;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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