RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os fatores de proteção e risco para cursar uma graduação em alunos prounistas

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Karnal, César Leonardo;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3622178786452911;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Monteiro, Janine Kieling;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Os fatores de proteção e risco para cursar uma graduação em alunos prounistas;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar fatores de proteção e fatores de risco para cursar uma graduação em alunos prounistas de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. A aprovação no Enem e, a consequente, bolsa de prouni não são suficientes para a manutenção nos estudos e finalização da graduação. Os alunos têm que administrar estudo, trabalho e família durante o curso superior. Nessa pesquisa, a resiliência foi utilizada para tentar entender a capacidade dos alunos saírem fortalecidos em uma situação de crise. O método utilizado foi qualitativo e exploratório. Foram pesquisados 13 alunos, utilizando como instrumentos o grupo focal e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados destacaram a família como um fator tanto de proteção como de risco para cursar o nível superior, dependendo do apoio e incentivo dado ou da falta deles. Além disso, outras formas de apoio social também apareceram como significativas (pares, professores, gestores). Os jovens da pesquisa demonstraram que apesar das preocupações, dificuldades, sobrecarga e cansaço; o planejamento, esforço e determinação para concretizar um curso de graduação podem fazer diferença nas suas vidas, em termos financeiros, sociais e perspectivas futuras.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research aims at analyzing protection factors and risk factors for PROUNI students to study an undergraduation course in a university in the South of Brazil. Being approved at ENEM, and consequently, receiving PROUNI grant are not enough to keep learners studying and finishing their courses. Students have to manage their studies, their work and family life along the university course. In this research, resilience was used as an attempt to understand the student´s capacity to feel stronger after a crisis situation. The methodology used was qualitative and exploratory. We used a focal group and a sociodemographic questionnaire as data collection instruments. Moreover,thirteen students participated. Data were explored using content analyses from Bardin. Results show thatfamily can be a risk factor as well as a protection factor when studying an undergraduation course, it is either a risk or a protection depending on the support and incentive offered. In addition to that, other ways to offer social support are described as meaningful (pairs, professors, managers). Participants revealed that, although they are concerned with their difficulties, overloaded and stressed out, planning and putting on effort and determination to finish their courses is still worthwhile. It can make a difference in financial and social terms and also offer perspective to their future lives.;
metadataTrad.dc.subject Prounistas; Fatores de proteção; Fatores de risco; Resiliência; Graduação; PROUNI students; Protection factors; Risk factors; Resilience; Undergraduation;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2015-08-25;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4974;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics