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O desenvolvimento de competências de liderança em mundos virtuais tridimensionais: o caso do metaverso second life

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Autor Freitas Junior, José Carlos da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Orientador Saccol, Amarolinda Zanela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7550820294257183;
Co-orientador Bitencourt, Cláudia Cristina;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/7715385604038814;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O desenvolvimento de competências de liderança em mundos virtuais tridimensionais: o caso do metaverso second life;
Resumo O desenvolvimento da liderança nos administradores de empresas tem sido buscado desde sua formação profissional. Acredita-se que o metaverso, denominação para mundo digital virtual tridimensional, aparece como uma alternativa para tanto, pois ele possui recursos capazes de permitir que o indivíduo se depare com um contexto bem próximo à realidade, podendo desenvolver suas competências na ação (ZARIFIAN, 2001; LE BOTERF, 2003). Nesse sentido, a questão de pesquisa que a presente dissertação pretende responder é: “Como o metaverso pode ser utilizado como um ambiente para o desenvolvimento da competência de liderança no Ensino Superior em Administração?” O pesquisador buscou seguir proposições, que seriam possíveis respostas a esta questão tais como, o uso de metaversos colabora positivamente para o desenvolvimento da competência de liderança ao possibilitar a simulação de situações reais de trabalho, nas quais essa competência pode ser desenvolvida, experiências essas que não seriam possíveis em outros contextos presencial ou virtualmente; e, ao possibilitar um ambiente virtual com recursos ricos para interação entre líderes e liderados. O contexto desta pesquisa foi o Curso de Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), e o método de pesquisa adotado foi a pesquisa baseada em design (Design Research), por meio da qual se buscou desenhar um método de capacitação para o desenvolvimento de liderança no metaverso Second Life. Inicialmente, o referencial teórico dá conta dos seguintes temas: competências, liderança e metaverso. Após o estudo teórico, foram realizados encontros virtuais com as discussões e aplicações do método desenvolvido. Chegando ao final desta trajetória pode-se responder a questão de pesquisa, ao se observar que as capacidades do metaverso trabalhado propiciam a interação, a comunicação, a colaboração, dentre outras percepções por parte dos alunos, chamadas affordances educacionais do metaverso utilizado, as quais oportunizaram o desenvolvimento de atributos de liderança como: a tomada de decisão, resiliência, dentre outras. Assim, tem-se como principais contribuições deste trabalho, o avanço no estudo teórico dos temas pesquisados e o próprio artefato, que se traduz em um método que pode vir a ser replicado e/ou aperfeiçoado por outros pesquisadores.;
Abstract Managers´ leadership development has been targeted by them since their graduation. In this context, three dimensional (3D) Virtual Worlds, also known as metaverses, can be considered as an alternative that can contribute to this, because it has features that can allow users to live lifelike situations, which allows them to develop their competences in action (ZARIFIAN, 2001; LE BOTERF, 2003). In this sense, the research question that this dissertation aims to answer is: "How metaverses might be used as an environment for the development of leadership skills in business administration higher education?” The researcher followed some propositions that were possible answers to this question, such as the use of metaverses positively contributes to the development of leadership competency by enabling the simulation of real work situations, considering experiences that would not be possible to be lived in other contexts neither face to face nor virtually, and by enabling a virtual environment with rich resources for interaction between leaders and their followers. This research was developed in the Business Administration Graduation course named Management for Innovation and Leadership at Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). The method used in this study was the Design Research that aimed to design an educational method for leadership development inside the metaverse Second Life. Initially, the following topics were studied in the literature: competency, leadership and metaverses. After this, we performed virtual meetings during the application of the Design Research method. After finishing research activicties, the research question can be answered by observing the affordances of the metaverse that provides interaction, communication, collaboration, among other perceptions by students. These affordances help to promote the development of leadership attributes, such as: decision-making, resilience, among others. Finally, the main contributions of this research was a deeper theoretical study of the issues of competency, leadership and metaverses, and the leadership educational method developed during this study that might be replicated and/or improved by other researchers or practioners.;
Palavras-chave Liderança; Metaverso; Competência; Leadership; Metaverses; Competence;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-06-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4979;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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