RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desafios para formação de enfermeiros: abordando o tema dos exames laboratoriais com vistas a qualidade da atenção à saúde

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Flôr, Janaína da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8652729732965335;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Chaves, Simone Edi;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4389050064887088;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Desafios para formação de enfermeiros: abordando o tema dos exames laboratoriais com vistas a qualidade da atenção à saúde;
metadataTrad.dc.description.resumo Para um acadêmico se tornar um bom enfermeiro, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática. Com o objetivo de demonstrar essa importância e também como o tema das análises clínicas é relevante no que diz respeito à assistência prestada, ao prognóstico e ao tempo de internação é que este estudo nos mostra através das falas de alunos e docentes como é feita a abordagem teórico-prática neste campo. Este estudo ocorreu com docentes e discentes da graduação em enfermagem de uma Universidade da região metropolitana de Porto Alegre no período de dezembro de 2014 a março de 2015, com objetivo de propor uma matriz de competências que indique os conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o tema da análise clínica, que possam contribuir para a formação de enfermeiros. Para que o objetivo fosse alcançado foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com aluno e docentes do curso em questão. Após a transcrição e análise minuciosa do material foram elencadas categorias. Os resultados mostram que é necessária a construção de uma matriz de competências para que o docente e o aluno saibam o que é necessário para ambos darem conta do processo de análises clínicas;
metadataTrad.dc.description.abstract For an academic to become a good nurse, you need not only the theoretical knowledge but a good start to the year of practice. In order to demonstrate this importance and as the subject of clinical analysis is relevant with regard to assistance, prognosis and length of stay is that this study shows us through the words of students and teachers as the approach is made theory and practice in this field. This study was conducted with teachers and students of undergraduate nursing a University of metropolitan area of Porto Alegre from December 2014 to March 2015, in order to propose an array of skills that indicate the knowledge, skills and attitudes on the subject Clinic analysis, which can contribute to the formation of nurses. So that the objective was achieved it was conducted semi-structured interviews with students and course teachers in question. After transcription and thorough analysis of the material were listed categories. The results show that the construction is required of an array of skills to the teacher and the student know what is required for both realizing the process of medical tests.;
metadataTrad.dc.subject Enfermagem; Análises clínicas; Competências; Nursing; Medical analysis; Skills;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2015;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5034;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics