RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Audiovisualidades nos quadrinhos digitais: como se dá o tensionamento das molduras quadrinhos, audiovisual e software/interface nas AppHQs

Mostrar registro simples

Autor Almeida, Émerson Vasconcelos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4314617684032296;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Audiovisualidades nos quadrinhos digitais: como se dá o tensionamento das molduras quadrinhos, audiovisual e software/interface nas AppHQs;
Resumo Esta dissertação tem como objetivo formular apontamentos para responder o problema de pesquisa que se constitui, essencialmente, pela seguinte pergunta: “Como as estratégias audiovisuais, em combinação com as dimensões do software e da interface cultural operam sobre as demais molduras das AppHQs?”. Para tanto, opero sobre as macromolduras software/interface, quadrinhos e audiovisual, buscando entender como se dá o tensionamento entre elas nos objetos empíricos analisados. As AppHQs são histórias em quadrinhos digitais que possuem características de aplicativos e que, portanto, obedecem a um lógica do software. A constituição do metodologia desta pesquisa se apoia em procedimentos propostos inicialmente por Benjamin, Bergson e Kilpp. Além destes autores, outros, como Dubois, Manovich e McLuhan são fundamentais para a compreensão das estratégias audiovisuais presentes nas AppHQs. Já o conceito de quadrinhos apresentado ao longo desta dissertação, se baseia no que dizem Eisner e McClloud obre a arte sequencial. Esta pesquisa avança no que diz respeito ao mapeamento das estratégias audiovisuais utilizadas nas AppHQs. Além disso, faz avançar também as metodologias para estudos deste objeto.;
Abstract This dissertation aims to make notes to answer the research problem that constitutes essentially the following question: "How audiovisual strategies, in combination with the dimensions of the software and the cultural interface operate on other frames of AppHQs?". For that, I operate on macroframes software/interface, comics and audiovisual, trying to understand how is the tension between them in empirical objects analyzed. The AppHQs are comics that have characteristics of digital applications and, therefore, follow a logic of software. The constitution of the methodology of this research relies on procedures originally proposed by Benjamin, Bergson and Kilpp. Besides these authors, others, like Dubois, Manovich and McLuhan are fundamental to understanding the audiovisual strategies present in AppHQs. The concept of comics presented throughout this dissertation is based on what Eisner and McClloud say about sequential art. This research advances regarding to the mapping audiovisual strategies used in AppHQs. Moreover, it also advancing methodologies for studies of this object.;
Palavras-chave AppHQ; Audiovisual; Interface; Quadrinhos; Software; Estratégias; Strategies; Comics;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-04-03;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5148;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística