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Webdocumentários: a emergência da montagem estético-narrativa

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Autor Vissotto, Izabel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8127697363865562;
Orientador Ladeira, Joao Damasceno Martins;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5245380818198943;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Webdocumentários: a emergência da montagem estético-narrativa;
Resumo O propósito desta pesquisa é analisar a problematização que surge das imagens que não são apenas dispostas para serem vistas, mas também e, principalmente, para serem manuseadas. A materialidade das relações oportuniza diversas experiências de uso nos audiovisuais contemporâneos, deste modo justificasse a importância de estudos voltados para compreensão desse fenômeno. Esta pesquisa propõe analisar o que emerge das possibilidades de uso, enunciando como o webdocumentário Le Défi des Bâtisseurs está estruturado e o que decorre das montagens feitas pelo usuário, em um fluxo sistêmico, construído para que o ele se relacione com a obra em diferentes ambientes e de diferentes maneiras. Nesta visada, o legado cinematográfico se apresenta com preponderância, regendo as dinâmicas empregadas. Utiliza-se como método o mapeamento cartográfico (KILPP, 2010a) e, como ferramentas metodológicas, a figura do flâneur e do colecionador (BENAJMIN, 2006). Através do mapeamento cartográfico se constrói, nas análises, uma imagem dialética do audiovisual Le Défi des Bâtisseurs. Uma imagem dialética de diferentes tempos que se estabelece a partir de um momento específico, não como uma imagem de fotografia que se possa mostrar, mas como um enunciado de uma imagem repleta de questões visíveis e invisíveis, de uma série de usos que se repetem e se diferenciam, através de órbitas de montagem que mudam de desenho com cada novo usuário. O estudo inclui movimentos teórico-metodológicos que recaem na figura de Deleuze (1985) sobre as escolas de montagem e os avatares das imagens-movimento, sustentado pelos complementos teóricos de Gumbrecht (2010) sobre a produção de presença e a experiência estética. Ao fim, os objetivos são alcançados ao se evidenciar a emergência das montagens estético-narrativas.;
Abstract The purpose of this research is to analyze the problems that comes from images that are not only willing to be seen, but also and especially to be handled. The materiality of relations provides opportunities for several experiences in contemporary audiovisuals, this justifies the importance of studies indicated to understand this phenomenon. In this research we purpose to analyze what arise from possibilities of usage, enunciating how the web documentary Le Défi des Bâtisseurs is structured and what follows from the assortments done by the user, in a systemic outflow, built to be followed by the user in order that he or she can connect with the project in diverse environments and in different ways. In this point of view, the cinematographic legacy presents itself with preponderance, leading the appointed dynamics. It is used as method the cartographic mapping (KILPP, 2010a) and as methodological tools it is used the character of the flâneur and the collector (BENJAMIN, 2006). Through the cartographic mapping it is possible to build, from the analysis, a dialectic figure of the audiovisual Le Défi des Bâtisseurs. A dialectic figure of different eras determined from a specific moment, unlike a image from a picture that can be showed, but as a pronunciation of an image full with visible and invisible assertions, of a series of usages that repeat and differentiate themselves through mounting sockets that change their frame with each new user. The study includes theoretical-methodological movements that allude to the character of Deleuze (1985) about the assemblage schools and the avatars of the movement-images, sustained by the theoretical supplements of Gumbrecht (2010) about the presence production and the aesthetic experience. At last the goals are achieved and is presented the emergency of the narrative aesthetical assembly.;
Palavras-chave Montagem; Imagens-movimento; Narrativa; Experiência estética; Webdocumentário; Assembly; Movement-images; Narrative; Aesthetic experience; Webdocumentary;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-04-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5358;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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