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Dinâmica da difusão de tecnologias da informação e comunicação nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento

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Autor Gewehr, Adriano Cristian;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0285845593205000;
Orientador Ruffoni, Janaína;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6932170700672349;
Co-orientador Carvalho, Alexsandro Marian;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9529095487923334;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Dinâmica da difusão de tecnologias da informação e comunicação nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento;
Resumo O funcionamento do progresso tecnológico exige a compreensão da dinâmica da difusão de inovações. A difusão consiste na propagação de uma inovação. Sem difusão não existe a inovação, uma vez que são conceitos imbricados. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) revolucionaram as estruturas de negócios das firmas e das indústrias, e são fundamentais para a difusão de outras inovações. Considerando tal cenário, para melhor compreensão de trajetórias tecnológicas dos países, releva compreender a dinâmica da difusão de inovações. Esta pesquisa pretende, portanto, responder ao seguinte problema: qual é a dinâmica do processo de difusão da tecnologia da internet e da telefonia móvel nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento? Com o objetivo de compreender a referida dinâmica, foram utilizados os dados empíricos de consumo destas duas tecnologias para os grupos de países do G7 e do BRICS respectivamente, em um recorte temporal de 1990 a 2014. Aplicou-se o modelo matemático de Bass (1969), gerando curvas de consumo ajustadas pelo método dos mínimos quadrados. Como principais resultados destacam-se: i) a dinâmica de difusão destas duas tecnologias confirma o comportamento proposto por Rogers (1962), de uma curva em formato “S” ao longo do tempo representando as adoções pela população; ii) o modelo ajustou as curvas de difusão destas tecnologias com baixos índices de erros, que ao longo de 25 anos ficam entre 0,2% e 5,1%; iii) países desenvolvidos tendem a ter mais adotantes inovadores na população; iv) adotantes imitadores exercem maior influência na adoção de inovações; v) não há uma relação direta entre a velocidade e o nível de desenvolvimento das economias estudadas; vi) os países desenvolvidos analisados atingiram o ponto de inflexão no processo de difusão antes que as economias em desenvolvimento; vii) algumas nações atingirão apenas pouco mais da metade de sua população com acesso à internet. Nas economias em desenvolvimento, além da adoção tardia, o processo para capturar novos adotantes por ano é lento, chegando ao ponto de que, enquanto os países desenvolvidos já estão atingindo saturação, na maioria das economias em desenvolvimento analisadas, estas tecnologias ainda apresentam potencial capacidade para difusão. Por fim, destaca-se que, se estas duas tecnologias tendem a contribuir para a difusão de outras inovações, presume-se que o problema do progresso tecnológico retardado tende a se agravar para as economias em desenvolvimento.;
Abstract The operation of technological progress requires understanding the dynamics of innovation diffusion. The diffusion consists in the propagation of an innovation. No there innovation diffusion, once they are imbricated concepts. Information and communication technologies (ICT) have revolutionized the business structures of firms and industries, and are fundamental to the diffusion of other innovations. Considering such a scenario, to better understand technological trajectories of the countries, reference to understand the dynamics of innovation diffusion. This research therefore aims to answer the following question: what is the dynamics of the diffusion process of internet technology and mobile telephony in developed countries and in developing countries? In order of understanding the dynamics that, empirical consumption data of these two technologies to the groups of the G7 countries and the BRICS were used respectively, in a temporal cut of 1990 to 2014. It was applied to the mathematical model of Bass (1969) generating consumption curve adjusted by the least squares method. The main results are: i) the dynamics of the diffusion of these two technologies confirms the behavior proposed by Rogers (1962), a curve in "S" shape over time representing adoptions by the population; ii) the model adjusted the diffusion curves of these technologies with low error rates, which over 25 years are between 0.2 and 5.1%; iii) developed countries tend to have the most innovative adopters in the population; iv) imitators adopters exert greater influence on the adoption of innovations; v) there is no direct relationship between the speed and the level of development of the economies studied; vi) the developed countries analyzed reached the tipping point in the diffusion process before developing economies; vii) some nations will reach just over half of its population with internet access. In developing economies, in addition to the late adoption, the process to capture new adopters per year is slow to the point that while the developed countries are already reaching saturation in most developing economies analyzed, these technologies also have the potential capacity for the diffusion. Finally, it is emphasized that if these two technologies tend to contribute to the diffusion of other innovations, it is assumed that the problem of retarded technological progress tends to aggravate for the developing economies.;
Palavras-chave Difusão da inovação; Tecnologias de informação e comunicação; Países desenvolvidos e em desenvolvimento; Diffusion of innovation; Information and communication technologies; Developed and developing countries;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-07-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5600;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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