RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sistema produto-serviço para o mercado calçadista: o consumidor é o protagonista

Mostrar registro simples

Autor Becker, Pedro Junqueira;
Orientador Palmitessa, Giulio Federico;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3232757125651492;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Sistema produto-serviço para o mercado calçadista: o consumidor é o protagonista;
Resumo A influência do acelerado compartilhamento do conhecimento e das trocas sociais, está interferindo diretamente em nossa inteligência cultural e influenciando nossa tomada de decisão. O novo paradigma do consumo está em valorizar mais o impacto no sistema do que a posse do material. Os bens de consumo como o calçado estão seguindo em uma direção cujo preço está se tornando fator de diferenciação, porém não está acarretando em mais vendas e setores gigantes estão sofrendo um período de forte instabilidade. Desta forma, as empresas devem começar a fornecer mais do que artigos físicos, mas propiciar verdadeiras experiências holísticas que iniciam antes mesmo da compra, ainda na fase de concepção. Portanto, para suprir esta necessidade do mercado, o presente trabalho objetivou a ideação de um sistema produto-serviço, posicionando-o de modo estratégico às demandas atuais. O sistema busca a interação entre os usuários e makers, dando-lhes o protagonismo no sistema, fazendo uma conexão de sentidos com o início do mercado do calçado composto por agremiações na era préindustrial.;
Abstract The influence of the accelerated sharing of knowledge and social exchanges, is interfering directly in our cultural intelligence and influencing our decision making. The new paradigm of consumption is in valuing the impact on the system than the possession of the material. Consumer goods like shoes are following in one direction whose price is becoming differentiating factor, but is not resulting in more sales and giant industries are experiencing a period of strong instability. In this way, companies should start providing more than physical items, but provide true holistic experiences that start even before the purchase, even at the design stage. So to meet this market need, this study aimed ideation of a product-service system, positioning it strategically to current demands. The system searches the interaction between users and makers, giving them the role in the system, making a sense of connection with the beginning of the footwear market with associations in the pre-industrial era.;
Palavras-chave Design estratégico; Inovação dirigida por design; Calçado; Sistema produto-serviço; Strategic design; Design driven innovation; Footwear; Product-service system;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5620;
Nivel Especialização;
Curso Design Estratégico;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística