Resumo |
Este Trabalho tem como tema central o projeto Caravana Cultural do Mirim do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Governo Federal, que contratou por processo licitatório a empresa STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. para executar a Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, trecho compreendido entre os municípios de Guaíba a Pelotas, no Rio Grande do Sul. O projeto faz parte das ações dessa equipe de gestão ambiental, nos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social. Buscou-se verificar se a Caravana atende aos objetivos desse estudo que são: investigar se o público, principalmente as crianças, são sensibilizadas para a mudança de hábitos e o cuidado com o meio ambiente; como esses assuntos são transmitidos e multiplicados; e se a marca DNIT/Governo Federal é disseminada e percebida pelos envolvidos. Como metodologia utilizou-se a revisão bibliográfica, a aplicação de entrevistas roteirizadas com 17 pessoas e a observação participante em quatro edições do projeto, nos municípios de Arroio do Padre, Camaquã, Pelotas e Tapes, entre os meses de abril e julho de 2015. Como resultado desse processo concluiu-se que o público assimila e multiplica os conteúdos ambientais, mas que a marca DNIT/Governo Federal não é facilmente percebida e está, basicamente, na assinatura das peças e nos releases enviados à imprensa. Sugere-se então uma remodelação da Caravana com a troca de nome, criação de mascote da autarquia, elaboração de brindes, fantoches, CDs com músicas e também um livro virtual.; |