Autor |
Andrade Júnior, Rubem Gularte de; |
Orientador |
Kronmeyer Filho, Oscar Rudy; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3594298886606583; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Gestão de demandas de TI; |
Resumo |
Com muita frequência as demandas de informatização dos negócios são muito superiores à capacidade de TI para atendê-la. A falta de balanceamento entre capacidade instalada e demanda acaba passando a sensação de ineficiência das áreas de TI nas organizações, sensação reforçada pelo volume de demandas que não são entregues no prazo negociado. Por este motivo a gestão da demanda é um pilar importante para a transformação da área de TI. Frequentemente, na área de tecnologia da informação, as empresas que buscam a padronização dos seus processos encontram dificuldades na construção e análise gerencial desses novos processos. Todavia, é preciso reconhecer que uma gestão adequada da demanda exige disciplina e controles rígidos. O ponto de partida para a gestão da demanda é a priorização das necessidades de negócio face à estratégia da empresa. Sistemas baseados na padronização de novos processos são cada vez mais exigidos dentro da área de TI, pois se tem revelado já há tempos, uma constante necessidade da área, tendo em vista a crescente exigência de melhoria no atendimento à demanda, com prazos mais curtos e orçamentos mais controlados. Este estudo de caso tem como objetivo trabalhar com essa questão, demonstrando os problemas comuns enfrentados pela área, os conceitos existentes para os processos, dentro de uma perspectiva de viabilidade e relevância na utilização de técnicas da gestão dos processos.; |
Palavras-chave |
Demandas de informatização; Capacidade de TI; Gestão da demanda; Tecnologia da informação; Padronização de processos; Estratégia; Gestão dos processos; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2010; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5926; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Administração da Tecnologia da Informação; |