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A influência das heurísticas nas decisões projetuais de designers em formação

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Autor Fontanella, Luiza Leal;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2944987293229013;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A influência das heurísticas nas decisões projetuais de designers em formação;
Resumo As heurísticas são regras gerais de influência que atuam nas decisões das pessoas. Estudos recentes mostram que elas interferem nas decisões de projeto dos designers, tanto através do uso da memoria ou da imaginação (heurística da disponibilidade), quanto de julgamentos por similaridade (heurística da representatividade). Devido ao fato de designers lidarem com problemas incertos, percebe-se a importância desses profissionais estarem cientes do processo que envolve tais julgamentos intuitivos. Acredita-se que o ensino do autoconhecimento intuitivo, durante os anos de formação dos designers, tem o potencial de prepará-los para projetar com maior consciência dos processos cognitivos envolvidos em suas práticas. Nesse sentido, o presente estudo propôs, como objetivo geral, compreender o funcionamento das heurísticas em estudantes de design nas decisões de projeto, durante o seu primeiro e último ano de formação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com entrevistas em profundidade, buscando entender o problema através das percepções dos próprios estudantes de design. Como principais resultados, percebeu-se que as heurísticas atuam nos designers em formação, durante todo o processo de projeto. Além disso, elas demostraram estar mais presentes do que o raciocínio, ao tomar decisões projetuais. Quanto a diferença sobre o a influência das heurísticas entre os estudantes do início e do final do curso, observou-se que os alunos cursando o último ano da graduação tinham percepção sobre algumas influências heurísticas. Porém por não terem conhecimento sobre o processo intuitivo, e nem da atuação das heurísticas, os estudantes não sabiam como gerenciar tais influências. Sendo assim, compreendeu-se a importância das instituições de ensino de design incentivarem o desenvolvimento da intuição, buscando integra-lo as habilidades trabalhadas nos seus programas de educação.;
Abstract Heuristics are general rules of influence that act on people's decisions. Recent studies show that they interfere in designers' project decisions, either through the use of memory or imagination (heuristics of availability), or through judgments by similarity (heuristics of representativeness). Because designers deal with uncertain problems, its possible to realize the importance of these professionals being aware of the process involving such intuitive judgments. It is believed that the teaching of intuitive self-knowledge during the formative years of designers has the potential to prepare them to project with greater awareness of the cognitive processes involved in their practices. In this sense, the present study proposed, as a general objective, to understand the operation of heuristics in design students in design decisions during their first and last year of formation. For that, an exploratory research with in-depth interviews was developed, trying to understand the problem through the perceptions of the students of design itself. As main results, it was noticed that heuristics act in the designers in formation, throughout the entire design process. In addition, they proved to be more present than reasoning in making project decisions. As for the difference about the influence of the heuristics between the students at the beginning and end of the course, it was observed that the last year students of had perceptions about some heuristic influences. But, because they had no knowledge of the intuitive process, or of the heuristics, they did not know how to manage such influences. Thus, it was understood the importance of design education institutions to encourage the development of intuition, seeking to integrate it to the skills worked in their education programs.;
Palavras-chaves Intuição; Processos cognitivos; Educação em design ; Design intuition; Intuition; Cognitive processes; Design education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-03-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6389;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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