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Autor Rosa, Felipe Cruz da;
Orientador Santos, Maria Andréa dos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1844417078155410;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O S&OP versus gestão de estoque: as adequações ao varejo;
Resumo Na atual conjuntura econômica mundial, em que mercados estão se realinhando e as empresas buscando novas formas de encarar seus desafios, com grandes cortes de custos, o maior controle da relação entre vendas e estoques pode vir a ser um elemento de diferenciação para todo empreendimento, de qualquer ramo de atividade. Desta forma o Planejamento de Vendas e Operações (Sales & Operations Planning [S&OP]) surge com o objetivo de alcançar a excelência no balanceamento da demanda e oferta em uma empresa, oportunizando melhor controle dessas operações internas em relação aos planos das expectativas dos clientes, possibilitando o aumento de vendas e da rentabilidade do negócio. Nas empresas norte-americanas o S&PO já é bastante difundido, porém ainda é pouco conhecido e utilizado no Brasil. Diante da escassez de bibliografia brasileira referente à temática dos impactos da aplicação do S&OP às empresas do ramo varejista, este estudo tem como objetivo verificar a possibilidade de utilização do S&OP no varejo, em contraposição com métodos tradicionais que utilizam o orçamento de compras para basear a gestão de estoques. Trata-se de um estudo realizado a partir de revisão bibliográfica baseada na literatura especializada por meio de consulta a livros e artigos selecionados a partir da busca nos bancos de dados: Scielo2 e Portal de Periódicos CAPES3. Ao realizar análise da bibliografia a respeito da gestão de estoque do varejo e do S&OP, verifica-se que o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) pode ser aplicado à gestão de estoque do varejo, porém, tal implementação exige que sejam feitas adaptações nas cinco etapas de implantação do processo mensal de S&OP.;
Abstract In the current global economic environment, where markets are realigning and companies are seeking new ways to face their challenges, with large cost cuts, the greater control of the relationship between sales and stock can become a differentiating element to all enterprises, of any industry. Thus the Sales and Operations Planning ( Sales & Operations Planning [ S & OP ] ) aims to achieve excellence in balancing supply and demand in company, providing a better control of these internal operations, in relation to the customer expectations of the plans, which enables the increasing on sales and profitability of the business. In the US companies the S&OP is well widespread, though it is still not much known and used in Brazil. Facing the scarcity of Brazilian literature on the subject of application impacts of S&OP on companies in the retail industry. This study aims to determine the possibility of using the S & OP on retails, as opposed to traditional methods that use the shopping budget base stock management. This was a bibliographic review of the literature consulted in books and articles selected from the search databases: Scielo [ 1 ] and Journals Portal CAPES [ 2 ] . When analyzing the literature about the retail stock management and S & OP , it seems that the Sales and Operations Planning (S & OP ) can be applied to retail stock management, however, such na implementation requires adjustments to be made in a five-step set up of the S & OP monthly process.;
Palavras-chave Planejamento de vendas; Operações; Varejo; Gestão de estoque; Sales and operations planning; Retail; Inventory management;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6490;
Nivel MBA;
Curso Gestão em Varejo;


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