RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Entre produtos e consumo nerd : elementos para uma subcultura de fronteiras a partir de Ghanor

Mostrar registro simples

Autor Pizzol, Alan Ricardo Dal;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5409633222658357;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Entre produtos e consumo nerd : elementos para uma subcultura de fronteiras a partir de Ghanor;
Resumo Esta dissertação propõe-se a buscar a compreensão de como a Subcultura Nerd se atualiza através do consumo de referências culturais. Para isso, elencamos uma narrativa chamada Crônicas de Ghanor (2013), um produto cultural desenvolvido em várias mídias, mas que teve seu início em um jogo de tabuleiro gravado e disponibilizado pelo Grupo Jovem Nerd, a maior empresa nacional voltada a conteúdos Nerds. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a Teoria Fundamentada (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2015), para catalogar todas as referências culturais encontradas na construção da narrativa dos Podcasts das Crônicas de Ghanor, ao mesmo tempo que utilizamos o método criado por Gelder e Thornton (1997) para compreendemos como se dá a atualização do Nerd, através da perspectiva da própria subcultura. Para o debate são convidados os autores Bourdieu (1982), Burke (2013) e García Canclini (2008). Sob a ótica do capital cultural e suas trocas simbólicas, criamos uma discussão sobre a hibridização das referências culturais que compõe o produto das Crônicas de Ghanor e de seus consumidores. Como resultados desse processo, dissertamos sobre como a atualidade da subcultura se legitima pela sua própria visão, e entendemos que se trata de uma subcultura em processo. O produto em si não parece ter hibridização, através do entendimento do capital cultural, enquanto a subcultura demonstra que sua formação é híbrida, em processo – e deve refletir em futuros produtos de consumo.;
Abstract This dissertation proposes to seek the understanding of how the Subculture Nerd is updated through the consumption of cultural references. To do this, we analyze the narrative of Chronicles of Ghanor (2013), a cultural product developed in various medias, but which began in a board game recorded and made available by the Jovem Nerd Group, the largest national company focused on Nerd content. For the development of the research, we used the Grounded Theory (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2015) to catalog all the cultural references found in the Chronicles of Ghanor podcasts, while using the method created by Gelder and Thornton (1997), to understand how is updated the Nerd concept, through the perspective of the subculture itself. For the debate are invited the authors Bourdieu (1982), Burke (2013) and García Canclini (2008). From the perspective of cultural capital and its symbolic exchanges, we have created a discussion about the hybridization of the cultural references that makes up of the Chronicles of Ghanor and its consumers. As a result of this process, we have discussed how the current subculture legitimizes itself by its own vision, and we understand that it is a subculture in process. The product itself does not appear to hybridize through the understanding of cultural capital, while the subculture demonstrates that its formation is hybrid, in process – and should reflect in future Nerd products.;
Palavras-chave Subcultura Nerd; Produto cultural; Hibridização; Subculture Nerd; Cultural product; Hybridization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-08-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6694;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística