RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Departamento de relações com investidores (ri): um estudo sobre o atendimento do Rinas Empresas de Capital aberto do Brasil

Mostrar registro simples

Autor Kunst, Rosane;
Orientador Decourt, Roberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8877104687154282;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Departamento de relações com investidores (ri): um estudo sobre o atendimento do Rinas Empresas de Capital aberto do Brasil;
Resumo Dado que o mercado de capitais considera, atualmente, temas como a transparência, a eqüidade, as melhores práticas de governança corporativa, a prestação de contas e a sustentabilidade, fundamentais para uma empresa liderar na economia se torna imprescindível o trabalho do departamento de relações com investidores (DRI). Portanto essa pesquisa pretende analisar o desempenho das atividades do DRI no que se refere à satisfação de seu público estratégico. Os novos tempos de comunicação no mercado de capitais exigem das empresas cuidados especiais na interação com seus públicos. Foi aplicado um questionário online para esse público estratégico onde se obteve dois grupos de amostragem, o primeiro engloba acionistas de empresas brasileiras de capital aberto, analistas de mercado e demais investidores do mercado, e o segundo se compõem por acionistas e investidores de apenas uma empresa. Os resultados das perguntas do questionário serão apresentados através de tabelas e gráficos, onde pode-se constatar que 70% do público está satisfeito com o RI da empresa, e algumas atividade, como a divulgação de informações e as ferramentas de comunicação, devem ser melhoradas no atendimento do RI. Sugere-se para futuros trabalhos a aplicação da pesquisa para amostras de públicos equivalentes, pois as comparações poderão ser mais precisas.;
Abstract Currently the capital market believes that issues such as transparency, fairness, best corporate governance, accounts installment and sustainability are essential for a company lead in market, becauseofthis, becomes essential the Department Investor Relations (DIR) work. Considering this, the main objective of this research is to analyze the performance of the DIR activities, according to the theexpectationsof itsstrategic public. The new era of communication in the capital market companies require special care when interacting with their audiences. An online questionnaire was applied to these stakeholders which revealed two groups of sampling, the first of several companies includes shareholders, market analysts and other investors in the market, and the second is composed by shareholders and investors of just one company. The results of the survey questions are presented in tables and charts, where it can be seen that 70% of the public are satisfied with the company's IR, and some activities, such as information dissemination and communication tools should be improved in the attendance´s IR. It is suggested for future work the application of research for samples of equivalent public because comparisons may be more accurate.;
Palavras-chave Relações com investidores; Divulgação de informações; Ferramentas de comunicação; Governança corporativa; Investor relations; Disclosure; Communication tools; Corporate governance;
Tipo TCC;
Data de defesa 2012;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6713;
Nivel MBA;
Curso Controladoria e Finanças;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística