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Práticas utilizadas no processo de inovação em modelo de negócios : estudo de dois casos na indústria brasileira de jornais

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Autor Leães, Camila Nascimento;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0969264014242496;
Orientador Balestrin, Alsones;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1435470207494329;
Co-orientador Faccin, Kadígia;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9096213182112205;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Práticas utilizadas no processo de inovação em modelo de negócios : estudo de dois casos na indústria brasileira de jornais;
Resumo Essa dissertação aborda o processo de Inovação em Modelo de Negócios (BMI) dos jornais O Globo e Zero Hora por meio da adoção de práticas que os conduziram em direção à transformação dos seus modelos tradicionais. Nessa perspectiva, a revisão da literatura abordou o tema Modelo de Negócios e elegeu um framework pelo qual os casos foram escolhidos e analisados, enquanto o processo de BMI foi pesquisado a partir da perspectiva da Estratégia como Prática – para entender como as ações realizadas pelos atores organizacionais conduziram os jornais à inovação. Essa perspectiva aproveita uma lacuna das correntes clássicas da estratégia, analisando-a em nível miro-organizacional, considerando aspectos emergentes da sua construção e as relações entre diferentes atores que a compõe. Abordou-se ainda os padrões de negócio da indústria de jornais, estabelecendo um paralelo entre os modelos do papel e do digital. Com base nas evidências teóricas, o problema de pesquisa foi estabelecido para saber quais foram e como emergiram as práticas que favoreceram o processo de BMI nos casos estudados. Essa questão foi endereçada pela proposição de um modelo conceitual que relacionou as práticas aos fatores que levaram os atores da organização à realização das mesmas. A partir daí delineou-se o modelo conceitual metodológico, realizado através do estudo dos dois casos – ambos jornais de grande expressividade no Brasil que passaram por processos de BMI. Os resultados da pesquisa apontam que: A) o processo de BMI inicia com o reconhecimento de motivações internas e externas aos atores da organização; B) as motivações levam os atores a realizarem práticas formais ou informais, relacionadas à abertura dos limites da organização ou à colaboração entre áreas da empresa; C) as práticas encontradas permeiam diferentes etapas do processo de inovação; e D) os atores do processo de inovação são múltiplos (internos e externos) e colaboração é característica comum a todas as práticas mapeadas. Essas proposições sugerem que BMI está associado ao processo de inovação aberta, ao qual o aspecto de colaboração é inerente. Nesse sentido, afrouxar fronteiras externas e internas da organização e estabelecer relações dialógicas entre os diferentes atores, pode favorecer o processo de inovação em modelo de negócios;
Abstract This dissertation approaches the Business Model Innovation (BMI) process of O Globo and Zero Hora newspapers through the adoption of practices that have led them towards the transformation of their traditional models. In this perspective, the literature review addressed the theme Business Model and chose a framework by which the cases were chosen and analyzed, while the BMI process was researched from the perspective of the Strategy as a Practice - to understand how the actions carried out by the actors Led the newspapers to innovation. This perspective takes advantage of a gap in the classic lines of strategy, analyzing it at the organizational level, considering emerging aspects of its construction and the relations between the different actors that compose it. It also addressed the business standards of the newspaper industry, establishing a parallel between paper and digital models. Based on the theoretical evidences, the research problem was established to know what are and how they emerged the practices that favored the BMI process in the cases studied. This question was addressed by the proposition of a conceptual model that related the practices to the factors that led the actors of the organization to the realization of them. From there, the conceptual methodological model was developed, through the study of the two cases - both big newspapers in Brazil that passed by BMI processes. The results of the research indicate that: a) the BMI process begins with the recognition of internal and external motivations to the actors of the organization; B) the motivations lead the actors to carry out formal or informal practices, related to the opening of the boundaries of the organization or to collaboration between areas of the company; C) the practices found permeate different stages of the innovation process; And D) the actors of the innovation process are multiple (internal and external) and collaboration is a common feature of all mapped practices. These propositions suggest that BMI is associated with the open innovation process, to which the aspect of collaboration is inherent. In this sense, becoming porous the organization's external and internal borders and establishing dialogic relations between the different actors can favor the business model innovation process;
Palavras-chave Inovação; Inovação em modelo de negócios; Práticas de inovação; Modelo de negócios; Indústria de jornais; Innovation; Business model innovation; Innovation practices; Business model; Newspaper industry;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-07-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6759;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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