Resumo |
As instituições financeiras passaram por grandes transformações nos últimos anos, ampliando sua área de atuação, com a oferta de novos produtos e serviços. Seu principal foco passou a ser a diversificação das receitas e a redução do risco. Neste contexto, o presente trabalho busca avaliar a forma de atuação das instituições financeiras, nas negociações dos seus produtos e serviços na condição de reciprocidade. Tema que, muitas vezes, é considerado tabu, mas que se trata de uma prática constante no mercado financeiro. Através de uma pesquisa com profissionais que atuam na área financeira de empresas de médio e grande porte, buscou-se compreender como ocorrem as negociações de operações de crédito e contratação de serviços junto aos bancos e de que forma as empresas avaliam estas transações em relação ao seu custo. Através da análise dos dados coletados na pesquisa, foi possível entender com que frequência ocorrem estas negociações, quais os principais produtos e serviços ofertados, a forma como as empresas avaliam as condições propostas, e quais os custos que foram considerados mais relevantes na análise de contratação de uma operação de crédito.; |